Genética e Biologia Molecular

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGGBM), cuja criação foi formalizada por resolução do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, da Universidade Estadual de Santa Cruz em 29 de setembro de 2001, é recomendado pela CAPES possuindo nota 4,0 [Diário Oficial da União de 17/03/2006 – (Homologado pelo CNE: Portaria Nº 679 - DOU 16/03/06 - Parecer 474/2005, 15/03/2006)].

Este programa de pós-graduação tem por objetivo formar recurso humano altamente qualificado em Genética e Biologia Molecular, visando o ensino e a pesquisa, particularmente nas áreas de concentração de Genética e Biologia Molecular e Biotecnologia e Genômica. O curso de Mestrado tem duração de 24 meses e Doutorado de 48 meses em regime de dedicação exclusiva em tempo integral. Os estudantes deverão cumprir um mínimo de 24 para o Mestrado ou 36 créditos para o Doutorado, respectivamente.

O PPGGBM é parte integrante das ações prioritárias da UESC voltadas à capacitação de profissionais éticos e competentes para participarem, direta ou indiretamente, da elaboração, adoção e consolidação de medidas políticas e tecnológicas adequadas ao desenvolvimento sócio-econômico e do meio ambiente local. Essas medidas deverão incluir a geração e difusão de conhecimento e a promoção de ações para evitar a destruição dos ecossistemas regionais e conduzir ao desenvolvimento sustentável.

Emergindo a partir do crescimento e da consolidação do Grupo de Genética e Biotecnologia da UESC, inserido no Departamento de Ciências Biológicas, e da necessidade inerente de desenvolvimento de competências regionais nas áreas de Genética e Biologia Molecular, esse programa de Pós-Graduação é resultado de um esforço singular no sentido de superar a escassez de recursos humanos qualificados na área de Ciência e Tecnologia, essenciais ao perfeito exercício educacional e científico. Com o estabelecimento do ensino de pós-graduação Stricto sensu e com a implantação e continuidade de projetos de pesquisa em áreas pertinentes pretende-se promover a educação contínua em relação às questões ambientais, particularmente quanto à biodiversidade genética disponível dentro do contexto regional.

A localização de um Programa dessa natureza na Região Sul da Bahia justifica-se por sua expressiva adequação e significância para as comunidades local, regional e nacional, haja vista o contexto em que se enquadra, seja objetivando a busca e elaboração de estratégias que permitam o desenvolvimento de uma Agricultura Tropical sustentável, e a Conservação da Biodiversidade, como também a Exploração Sustentável dos Recursos Biológicos existentes.

Assim, sustentado na estrutura atual da UESC, que tem possibilitado o franco desenvolvimento de inúmeras ações de ensino, pesquisa e extensão, voltadas à prestação de serviços à comunidade e à divulgação do conhecimento científico-tecnológico, e na produção acadêmica qualificada de seu corpo docente, é que nasce o Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular. Nossa missão é criar condições que favoreçam a geração e a difusão de conhecimento nesta área, formando profissionais competentes capazes de ampliar a massa crítica necessária ao desenvolvimento e a melhoria efetiva da qualidade de vida de nossa sociedade.

Universidade Estadual de Santa Cruz UESC

Reitora
Profa. Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
Profa. Élida Paulina Ferreira

Gerente de Pós-Graduação
Prof. Paulo Eduardo Ambrosio

Diretor do Departamento de Ciências Biológicas
Prof. Renato Fontana

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular
Prof. Marcio Gilberto Cardoso Costa

Rodovia Jorge Amado, km 16 - Cep: 45.662-000
Fone (73)3680-5183 / Telefax: (73)3680- 5226
E-mail: pggenetica@uesc.br

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster