Bromélias ameaçadas de extinção

19/06/2008

A Beleza e a fragilidade das bromélias da Mata Atlântica do Sul da Bahia foram objeto da pesquisa da professora Joice Rodrigues de Mendonça Reis. "Diversidade das Bromélias do Parque Estadual Serra do Conduru" foi o tema da dissertação para a conquista do mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da UESC-Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus/BA).

O objetivo do trabalho foi listar as espécies de Bromeliaceae ocorrentes na área do Parque Estadual Serra do Conduru (PESC) e indicar as espécies que possuem potencial para cultivo. Ela encontrou 34 espécies, 12 gêneros, no total de 1.065 grupos registrados no PESC. Das espécies registradas, quatro já são comercializadas no Sudeste País.

De acordo com a professora Joice, "além das muitas funções ecológicas, a família possui inúmeros atributos para ornamentação como coloridos e contrastes exóticos, folhagens exuberantes e diversos tamanhos, que ressaltam a importância da conservação e identificação das espécies que ocorrem nesta região, onde há forte pressão de fragmentação e conseqüente perda de espécies". No seu trabalho ela adverte quanto o risco de extinção dessas espécies.

A professora realizou um levantamento florístico de Bromeliaceae, através de transectos (determinação do tamanho e local da área de amostragem) com parcelas alternadas em três áreas de mata, uma área de mata madura e duas áreas de mata secundária. O potencial para ornamentação foi estimado a partir de listas de espécies já comercializadas e cultivares descritos pelo Ministério da Agricultura, comparadas às espécies listadas para o PESC.

O Parque Estadual Serra do Conduru, com aproximadamente 9.000 ha é uma unidade de conservação de proteção integral e abriga importantes remanescentes de Mata Atlântica, localizado entre os municípios de Ilhéus, Uruçuca e Itacaré. A família Bromeliaceae se distribui exclusivamente na região Neotropical com a ressalva de uma única espécie ocorrente no oeste da África. A Mata Atlântica do leste do Brasil é um dos três centros de endemismo e abundância da subfamília Bromelioideae.

Sobre a pesquisadora - Joice Rodrigues de Mendonça Reis possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Extensão Rural. Atuando, principalmente, nos temas Biodiversidade, Botânica e Bromeliaceae. Bolsista de Extensão do CNPq - Nível 3, o trabalho "Diversidade de Bromeliaceae em fragmentos florestais do Parque Estadual Serra do Conduru (Sul da Bahia)", teve com o orientadora a Dra. Talita Fontoura, bolsista da Deutscher Akademischer Austauschdienst, DAAD, Alemanha.

Análisis del Discurso: Los Medios de Comunicación y el Debate Sobre La Educación Sexual

Dias 16 e 17 de Agosto

Funcionamento durante o Recesso Acadêmico

Protocolo Geral e Central Telefônica

Curso Preparatório para Ingresso na Pós-Graduação Stricto Sensu

A partir de 21 de Agosto

Palestra sobre Prevenção a Acidentes com Serpentes

Dia 25 de Julho

Colóquio Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero - Codiv

Dias 10 e 11 de Setembro

Editus leva livros universitários para o 10º Festival do Chocolate

Com uma programação que inclui cursos, palestras, exposições e atividades culturais, o Festival é considerado o maior evento de chocolate do Brasil.

II Conferência da Educação Científica Sul da Bahia

Dias 25 e 26 de Outubro

“Pai” da crônica literária regional tem livro lançado na sexta-feira, em Ilhéus

Organizado pelo jornalista Antônio Lopes, o livro reúne dados biográficos e textos produzidos por Manoel Lins

Lançamentos Editus: A arte de tecer a si mesmo e Ordem imperial e aldeamento indígena

Ambos podem ser adquiridos na Livraria da Editus, localizada na UESC, em Ilhéus.

Palestra "Exercício Físico, Sono e Qualidade de Vida"

Dia 17 de Julho

Secti realiza consulta pública para a Lei de Inovação Tecnológica

Os interessados devem acessar o site https://consultapublica.colivre.net/