Bromélias ameaçadas de extinção

19/06/2008

A Beleza e a fragilidade das bromélias da Mata Atlântica do Sul da Bahia foram objeto da pesquisa da professora Joice Rodrigues de Mendonça Reis. "Diversidade das Bromélias do Parque Estadual Serra do Conduru" foi o tema da dissertação para a conquista do mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da UESC-Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus/BA).

O objetivo do trabalho foi listar as espécies de Bromeliaceae ocorrentes na área do Parque Estadual Serra do Conduru (PESC) e indicar as espécies que possuem potencial para cultivo. Ela encontrou 34 espécies, 12 gêneros, no total de 1.065 grupos registrados no PESC. Das espécies registradas, quatro já são comercializadas no Sudeste País.

De acordo com a professora Joice, "além das muitas funções ecológicas, a família possui inúmeros atributos para ornamentação como coloridos e contrastes exóticos, folhagens exuberantes e diversos tamanhos, que ressaltam a importância da conservação e identificação das espécies que ocorrem nesta região, onde há forte pressão de fragmentação e conseqüente perda de espécies". No seu trabalho ela adverte quanto o risco de extinção dessas espécies.

A professora realizou um levantamento florístico de Bromeliaceae, através de transectos (determinação do tamanho e local da área de amostragem) com parcelas alternadas em três áreas de mata, uma área de mata madura e duas áreas de mata secundária. O potencial para ornamentação foi estimado a partir de listas de espécies já comercializadas e cultivares descritos pelo Ministério da Agricultura, comparadas às espécies listadas para o PESC.

O Parque Estadual Serra do Conduru, com aproximadamente 9.000 ha é uma unidade de conservação de proteção integral e abriga importantes remanescentes de Mata Atlântica, localizado entre os municípios de Ilhéus, Uruçuca e Itacaré. A família Bromeliaceae se distribui exclusivamente na região Neotropical com a ressalva de uma única espécie ocorrente no oeste da África. A Mata Atlântica do leste do Brasil é um dos três centros de endemismo e abundância da subfamília Bromelioideae.

Sobre a pesquisadora - Joice Rodrigues de Mendonça Reis possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Extensão Rural. Atuando, principalmente, nos temas Biodiversidade, Botânica e Bromeliaceae. Bolsista de Extensão do CNPq - Nível 3, o trabalho "Diversidade de Bromeliaceae em fragmentos florestais do Parque Estadual Serra do Conduru (Sul da Bahia)", teve com o orientadora a Dra. Talita Fontoura, bolsista da Deutscher Akademischer Austauschdienst, DAAD, Alemanha.

Incubadora de Biotecnologia divulga edital de seleção de ideias inovadoras

Com inscrições abertas, serão lançados os editais de seleção do Programa de Prospecção e Formação de Jovens Empreendedores e Pré-Incubação de Empreendimentos Inovadores na área de biotecnologia.

II Seminário de Planejamento Urbano e Regional da Uesc

Dia 23 de Outubro

Notas de Pesar

Comunidade acadêmica registra a perda de Helenilson Chaves e do estudante Jackson.

IV Semana de Gestão Empresarial e III Semana de Contabilidade

De 08 a 10 de Novembro

VI Feira das Profissões da UESC começa nesta sexta-feira

O evento é gratuito, sem inscrição e aberto a participação de toda sociedade

Minicurso “Aprendendo LaTeX”

De 23 e 30 de Outubro e de 06 e 13 de Novembro

Noções Básicas de Latim

Dia 14 de Novembro

Curso Pontos de Gramática: Pontuação e Ortografia

Dia 24 de Outubro

Seminário de Coisas Legais

Dia 26 de Outubro

Programa Mais Futuro - Estágio

Convocação - Edital 002/2018

Projeto "Sétima na Quinta"

Dia 11 de Outubro

Engenharia Civil e Geografia da UESC alcançam os melhores indicadores do Enade

O bom desempenho alcançado pelos cursos avaliados em 2017 decorre de políticas institucionais e de gestão da Universidade

Roda de Conversa “Práticas Exitosas na Educação Infantil”

Dia 26 de Outubro

Curso de Introdução à Comunicação Não Violenta

CDRH Promove Ações no Mês de Outubro

II Semana de Promoção de Cultura de Paz da Uesc

De 05 a 09 de Novembro

I Encontro de Estudantes das Licenciaturas da Uesc

De 16 a 18 de Outubro

Fórum de Reitores propõe alteração de quadro de vagas nas carreiras de técnico e analista

O objetivo foi apresentar proposta de alteração do quadro de vagas das carreiras de Analista Universitário e Técnico Universitário.

Uesc Promove Ações de Sensibilização

Curso de Inglês - Idioma sem Fronteiras

Oferta de Vagas até 15 de Outubro

UESC é a estadual melhor avaliada no RUF

A UESC é a 1ª das estaduais da Bahia, a 10 colocada na Região Nordeste e a 51ª colocada no Brasil.
1 a 20 de 26         Próximos 20 >> Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250