Enade 2007

07/08/2008 atualizada em 08/08/2008 07:49

O Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) se destaca, pelo segundo ano consecutivo, como o melhor da Bahia, ao conquistar o conceito 5, média máxima do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), do Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Também os cursos de Medicina e Biomedicina, com conceito 4, repetiram o desempenho do ano anterior. Quanto a Enfermagem, com conceito 4, se colocou neste ano como um dos dois melhores do Estado.

O Enade não é o único instrumento de que se dispõe para aferir o nível do ensino superior no Brasil, mas serve como indicador para que as instituições universitárias avaliem os seus currículos, principalmente no que diz respeito à gestão e desempenho do processo de ensino/aprendizagem.

Ao analisar o resultado da avaliação dos cursos da UESC, pelo Enade 2007, a reitora em exercício, professora Adélia Pinheiro, disse que "o excelente desempenho dos estudantes do curso de Educação Física reflete a qualidade do projeto acadêmico curricular, o esforço institucional para composição do corpo docente - quase 100% constituídos de mestres e doutores - a infra-estrutura disponível e o comprometimento de professores, alunos e funcionários. Cabe destacar também o trabalho profícuo na gestão do curso, desde o momento de implantação, sob a coordenação do professor Samuel Macedo Guimarães".

Considerando a pontuação conquistada pela totalidade dos cursos da Universidade, a reitora em exercício acrescentou que "o desempenho da UESC foi muito bom, ocupando sempre posição de destaque na Bahia. Isso é o resultado de um trabalho sério e competente de uma instituição pública e jovem, do interior da Bahia". Na avaliação por amostragem do MEC/Inep, conceitos 1 e 2 são considerados baixos, 3 é regular e 4 e 5 são altos.

Veja abaixo, os resultados obtidos pelos seis cursos da UESC avaliados no ENADE 2007.

Curso Conceito Enade Conceito IDD Conceito Preliminar
Agronomia           2          3                3