Aprovado projeto de empresa no Cepedi

12/09/2008

A Techmobil, que integraa Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Ineti) mantida pelo - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi), teve o seu projeto WISE aprovado no Programa de Apoio a Pesquisa em Empresas (Pappe- Subvenção).

O programa é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), realizada pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia ( FAPESB). Ele prevê uma série de ações para a inovação tecnológica no estado, incluindo o concurso idéias inovadoras, devendo aplicar cerca de R$ 7,6 milhões nas empresas baianas.

O projeto WISE, da Techmobil, tem como objetivo desenvolver uma interface de informação, que irá permitir aos gestores de empresas extraírem informações dos seus sistemas gerenciais e tê-las sempre à disposição, seja via WEB ou WAP. Segundo informações do diretor de marketing da empresa, Giovanni Gallindo, serão aplicados cerca de R$ 500 mil no desenvolvimento do projeto. Estes recursos serão investidos em recursos humanos, consultorias, aperfeiçoamento técnico, equipamentos, marketing e propaganda, e outros custos.

WISE - É a sigla de Web/Wap Information Service for Enterprises que irá possibilitar o acesso a partir do celular (via WAP) ou via WEB, de relatórios gerenciais definidos pelos executivos, a partir da extração segura de informação em tempo real dos seus sistemas de gestão, sem precisar modificar os sistemas utilizados nas suas empresas. O WISE permitirá o acesso permanente a dados e informações consideradas mais importantes, coletadas continuamente ou em momentos pré-definidos programáveis, sendo apresentadas quando solicitado na tela do celular ou notebook com o formato e lay-out desejados.

"Através do WISE o executivo da empresa poderá ter relatórios contendo as informações principais sobre o fechamento das operações do dia, da semana, mês, ano e/ou relatórios de monitoração de indicadores, índices ou incidentes, podendo definir valores de alerta para ser avisado via SMS e/ou e-mail quanto a quantidade de incidentes de certo tipo num determinado período, ou algum indicador ou índice em qualquer momento do dia, atingir o valor de alerta prefixado", explica Gallindo.

CEPEDI - Entre seus objetivos, cabe ao CEPEDI apoiar e subsidiar os programas de desenvolvimento do ensino, da pesquisa, da ciência e tecnologia, da cultura, da extensão e do desenvolvimento institucional da UESC- Universidade Estadual de Santa Cruz, buscando promover as propostas e objetivos estabelecidos nesses programas; desenvolver estudos e pesquisas de tecnologias alternativas para produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades em informática, automação e eletroeletrônica; promover parcerias com outras instituições e empresas, públicas ou privadas, destinadas à formação de vínculo de cooperação entre as partes, para o fomento e a execução de atividades de interesse mútuo, visando à pesquisa, ao desenvolvimento, à assessoria e à capacitação técnico gerencial.

Techmobil - A Techmobil é uma empresa de desenvolvimento de software sediada em Ilhéus. A empresa foi criada em janeiro de 2005 e desde então trabalha no desenvolvimento de soluções em software sempre prezando pela mobilidade, portabilidade, confiabilidade e disponibilidade dos sistemas.

A empresa já atendeu clientes não apenas na Bahia, mas em estados do Sul e Sudeste do país, tendo sempre como objetivo levar as melhores soluções utilizando as mais novas técnicas e metodologias em tecnologia da informação. Atualmente a Techmobil possui dois sócios, Giovanni Gallindo e Thiago Silva, ambos formados em Ciência da Computação pela UESC- Universidade Estadual de Santa Cruz.

CEPEDI/ INETI
Av. Petrobrás, s/n, Cidade Nova,