Novo Doutorado - Inscrições abertas

17/11/2009 atualizada em 14/12/2009 15:46

Leia a Resolução CONSEPE Nº 91/2009.
Leia o Edital de abertura de inscrições.

De acordo com o Colegiado do Curso de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Associação Plena em Rede, estão abertas, até o dia 15 de janeiro de 2010, as inscrições para a seleção de candidatos, visando o preenchimento de até cinqüenta e seis vagas. Estão limitadas duas vagas por orientador, com as linhas de Pesquisa a) Planejamento e Gestão de Zonas Semiáridas e Ecossistemas Limítrofes; b) Ordenamento Territorial e Gestão de Conflitos nos Ambientes Costeiros.

O novo curso de Doutorado da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, em Desenvolvimento e Meio Ambiente, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação, no início de outubro. O começo das aulas está previsto  para o mês de março de 2010.

O novo doutorado será uma experiência inédita no País. Realizado em rede, contará com a participação de docentes dos cursos de mestrado vinculados ao PRODEMA - Programa Regional de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, através de cinco instituições de ensino superior: Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Federal do Ceará (UFC) – que o coordenará inicialmente. A coordenação será transferida a outra instituição a cada dois anos.

O professor doutor Neylor Calasans, PhD em Engenharia de Água e Solo, é o coordenador do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente na UESC e foi eleito vice-coordenador geral do Curso, durante o último Seminário Integrador do PRODEMA, no Recife. As linhas de pesquisa do curso são: a - Planejamento e Gestão de Zonas Semi-Áridas e Ecossistemas Limítrofes; b – Ordenamento Territorial e Gestão de Conflitos nos Ambientes Costeiros. Para a primeira turma, serão oferecidas 28 vagas, cabendo seis delas a orientadores da UESC. O edital já está sendo trabalhado em cada instituição e será lançado simultaneamente.

Segundo o professor, a idéia do doutorado surgiu em 2004, no Seminário Integrador de Maceió, com a intervenção do professor Max Menezes, gerente de Pós-Graduação da UESC e Coordenador Geral da Rede PRODEMA. O primeiro projeto foi apresentado à CAPES, em 2007, que não o aprovou, mas apoiou o projeto e sugeriu modificações. “E a partir do Seminário Integrador do Piauí, a CAPES encampou a idéia, que representa uma inovação no País. Então apresentamos, no ano passado, a segunda versão do projeto, agora com a parceria de cinco universidades, que culminou com a aprovação. Trata-se de uma proposta de curso interdisciplinar”, explica Calasans.

“Foi uma satisfação enorme a aprovação do projeto, e para a UESC, que desde o começo apoiou e acreditou na consecução desse objetivo. É uma experiência totalmente nova, nós todos vamos aprender muito com isso. Já existem convênios articulados com a Alemanha e Cuba para implementação e desenvolvimento desse curso. Agora, para a Bahia e para a Região, acho que é um ganho muito grande, porque vamos fazer estudos mais aprofundados aqui no Sul da Bahia e no Estado como um todo”, afirmou o professor.