I Colóquio Internacional de Literatura Baiana

21/10/2010 atualizada em 25/10/2010 08:49

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o Departamento de Letras e Artes (DLA) e o Centro de Estudos Portugueses Helio Simões (CEPHS) realizarão no dia 10 de dezembro, das 8 às 22 horas, no auditório Paulo Souto, o I Colóquio Internacional de Literatura Baiana: identidade, território e utopia.

Estão disponíveis 630 vagas, destinadas a comunidade acadêmica e aos profissionais da educação básica. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 09 de dezembro, ou até o preenchimento das vagas, enviando por email pessoal o nome completo e instituição de origem para o endereço cephs@uesc.br.

Este evento se caracteriza como atividade de extensão do CEPHS, núcleo temático interdisciplinar, voltado para a construção do conhecimento sobre o legado luso-afro-brasileiro com ênfase na Região Sul-Baiana, desenvolvendo uma pluralidade de ações: pesquisas, cursos, oficinas, seminários, aulas-abertas, palestras, encontros, exposições, grupos de estudos e publicações.

Nesse sentido, permite-se tratar da temática “Literatura Baiana: identidade, território e utopia”, a qual nos propicia o levantamento de questões sobre “trânsitos” culturais e literatura em seus vários aspectos a partir de estudos de obras de escritores baianos estudados em universidades brasileiras e estrangeiras como, por exemplo, na UESC, UEFS, UFBA, UNEB e Universidade de Rennes 2 – Haute Bregtane, França, parcerias estas que justificam a realização desse encontro acadêmico.

Dessa forma, objetiva-se divulgar e discutir as recentes pesquisas nacionais e internacionais que tenham como enfoque obras de escritores baianos; promover maior integração entre pesquisadores da UESC e das instituições participantes que tenham como objeto de investigação a literatura baiana em seus vários aspectos; e publicar os trabalhos apresentados nas mesas temáticas do Colóquio.

Veja a programação do evento.
Leia o Edital Nº 177.

Coordenação geral: Reheniglei Rehem (UESC/DLA/CEPHS);
Organização: Reheniglei Rehem (UESC/CEPHS), Frédéric Robert Garcia (UESC/LEA);
Colaboradores: Sérgio Levemfous (UESC/LEA), Maria Luiza Nora (Editus – Editora da UESC), Rita Godet (Coordenadora do PERLAP/Rennes 2 – Haute Bretagne).
Apoio técnico: Ana Paula Lima, Juliana Melo e Priscila Cardozo (Estagiárias do CEPHS), Marcelo Bispo (Pós-graduando em Letras/UESC).
Contato: cephs@uesc.br
Hospedagem e Turismo: http://www.brasilheus.com.br/