Novo curso de Pós-Graduação na UESC

16/11/2010 atualizada em 24/11/2010 14:48

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) aprovou junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com conceito 3, o programa de pós-graduação em Botânica, em nível de Mestrado Acadêmico. O programa estará vinculado ao Departamento de Ciência Biológicas da UESC (DCB) e terá inicio no primeiro semestre do próximo ano, através de edital especifico, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

O curso foi aprovado durante a 122ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) e será o terceiro programa na região Nordeste, nessa área. De acordo com o professor Pedro Mangabeira, coordenador do curso de Mestrado, “existem muitos registros descrevendo visitas à Bahia e a Região de abrangência da UESC, de naturalistas e pesquisadores, em vários períodos da história, todos atraídos pela riqueza e exuberância de sua flora. Considerando que a grande maioria das espécies de plantas brasileiras permanece sem quaisquer estudos anatômicos e fisiológicos, o programa contemplará a área de concentração em Biologia de Plantas Tropicais, com as linhas de pesquisas em Fisiologia e Morfologia vegetal, e em Botânica Aplicada.

É também, uma estratégia para o desenvolvimento do Brasil proteger e promover a exploração racional de sua diversidade vegetal como uma fonte de novos produtos disponíveis para a humanidade. O professor explica que o cultivo de espécies selecionadas da Mata Atlântica pode levar a uma alternativa mais moderna e eficiente de uso sustentável da diversidade vegetal com vistas à comercialização de produtos farmacêuticos, biocidas e outros produtos naturais úteis.

A UESC mantém 36 programas de pós-graduação. Nos níveis de especialização, 22 (lato sensu) e Stricto sensu, 12 mestrados e dois doutorado acadêmicos. Esses programas vêm sendo chancelados e apoiados por instituições como CAPES, FINEP e FAPESB, seja pela concessão de bolsas de estudo, seja pela aprovação de projetos de pesquisa e ou infraestutura.

Os programas de pós-graduação stricto sensu, possibilitam a formação de recursos humanos de alto nível para atender às demandas da comunidade, regional ou acadêmica. A UESC oferece cursos nas áreas (tais como classificadas pela CAPES) de Ciências Biológicas I, Medicina Veterinária, Materiais, Interdisciplinar, Ecologia e Meio Ambiente, Física e Astronomia, Letras/Linguística, Ciências Agrárias I, além de um programa interdisciplinar em rede com cinco universidades federais e três estaduais (Prodema), localizadas em diferentes estados do Nordeste brasileiro.