Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Proposta do Gigasul

18/11/2010 atualizada em 18/11/2010 14:42

     Durante reunião realizada na quarta-feira, pela manhã, no auditório da Torre Administrativa da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a instituição apresentou a proposta de criação da Rede Sul-Baiana de Comunicação em Alta Velocidade para Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, denominado Projeto Giga-Sul. O objetivo é a implantação de uma rede rápida para o tráfego de dados entre as instituições de ensino e pesquisa, além das prefeituras de Ilhéus e Itabuna, como elemento relevante para o desenvolvimento científico-tecnológico do Sul da Bahia.

     A reunião foi aberta pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade, professora Élida Paulina Ferreira, com a participação da diretora da UDO (Unidade de Desenvolvimento Organizacional), Lília Soussa, do coordenador do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica), Gesil Amarante, e da coordenadora do PoP-Ba da RNP (Rede Nacional de Pesquisa), Claudete Alves, que veio a Ilhéus especificamente para a apresentação da proposta.

     Claudete falou sobre a experiência da Remessa (Rede Metropolitana de Salvador), implantada em atendimento ao projeto RedeComep e como o embrião da REBAV (Rede Baiana de Alta Velocidade), concebida em 2005, pelo Governo do Bahia, em conjunto com instituições acadêmicas. Segundo declarou, é uma tendência mundial a implantação de redes de fibra ótica, por meio de cooperativas, que proporcionam capacidade ilimitada de transmissão. O Projeto GigaSul viabilizará a redução de custos de conexão e a possibilidade de troca de informações entre as instituições parceiras e a implantação futura da REBAV.

     A reunião contou com a participação de representantes da Ceplac, das prefeituras de Ilhéus e Itabuna, do CEPEDI - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletro-eletrônica de Ilhéus, do IFBaiano (ex-Emarcs), do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE 05) e da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. No entanto, o projeto prevê a participação futura de outras instituições, também do setor privado. A próxima reunião, de formação do comitê gestor, foi marcada para a próxima quarta-feira, dia 24, às 14 horas, também no campus da UESC.




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web