I Jornada Nacional de Linguística e Letras: Pesquisa e Inserção Social

Profª. Drª. Inara de Oliveira Rodrigues - Vice-Coordenadora

Coordenação do Projeto Ensino de Português como Língua Estrangeira – PLE

APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações, juntamente com o Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz, do qual é integrante, promovem a I JORNADA NACIONAL DE LINGUÍSTICA E LETRAS: PESQUISA E INSERÇÃO SOCIAL visando a propiciar um efetivo momento de integração do conhecimento científico com a dimensão extensionista da universidade, possibilitando renovadas perspectivas críticas e abordagens teóricas tanto para a reflexão de práticas investigativas quanto da prática docente. Trata-se, assim, da promoção desse importante diálogo da vida acadêmica com a vida social a partir de abordagens teórico-críticas a serem realizadas por renomados professores/ pesquisadores que atuam em instituições de ensino superior de reconhecida excelência. Por meio das atividades a serem realizadas, viabiliza-se a abertura de debates aprofundados sobre esta temática – Pesquisa e Inserção Social – que vem ocupando relevante espaço nas considerações avaliativas sobre as ações dos cursos de pós-graduação, atendendo aos seguintes enfoques: - permitir a integração interna entre o Programa de Pós-Graduação em Letras da UESC e a Graduação em Letras dessa universidade, por meio de seus corpos discente e docente; - possibilitar a inter-relação externa entre o Mestrado em Letras e outros Programas de Pós-Graduação; - propiciar a integração externa de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Letras com a realidade regional na qual se inserem. Desse modo, o objetivo geral do evento consiste em realizar um encontro acadêmico para a reflexão sobre a necessária e desafiadora relação entre a pesquisa científica e a realidade social no âmbito dos estudos da Linguagem.

PROGRAMAÇÃO – 12/12/2011 (Segunda-feira)

8h - Atendimento ao público participante
9h – Abertura
9h15 – Conferência – Letras enquanto ciência e ação direta.
Prof. Dr. Osmar Moreira dos Santos (UNEB CAMPUS II – Alagoinhas)
Mediação: Prof. Dr. André Luís Mitidieri Pereira (UESC)
10h30 – Intervalo
11h – Mesa-redonda I - Letras
Profª Drª. Maria da Glória Bordini (UFRGS) – Pesquisa em Literatura: o desafio da inovação
Profª Drª. Marisa Philbert Lajolo (Mackenzie/USP) – Leitura, Literatura e Pesquisa: um desafio para os profissionais de Letras.
Mediação: Profª Drª. Inara de Oliveira Rodrigues (UESC)
12h30 – Almoço
14h – Mesa-redonda II - Linguística
Prof. Dr. Kleber Aparecido da Silva (UNB) – Linguística Aplicada, Pesquisa e (Inter)Ação Social: as suas faces e interfaces.
Profª. Drª. Mariney Pereira da Conceição (Coordenadora do PPG da UNB) – Ensino de Língua Estrangeira e Inserção Social.
Mediação: Profª. Drª. Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro (UESC)
15h30 – Intervalo
16h – Mesa-redonda III - Resultado de Pesquisa em Ação
Mediação: Profª. Ma. Débora da Silva Chaves Gonçalves
Linha A – Literatura e Cultura: representações em perspectiva
Prof. Me.Nelson de Jesus Teixeira Júnior
Profª. Ma. Valdiná Guerra Félix
Linha B – Linguagem: descrição e discurso
Profª. Ma. Maria Goretti dos Santos Silva
Prof. Me. Roberto Santos de Carvalho
17h30 – Momento cultural
18h – Encerramento
Profª. Drª. Élida Paulina Ferreira – Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (UESC) – Linguagem e Pesquisa.

Inscrições: De 05 a 11 de dezembro de 2011.
Carga Horária: 08 horas

Certificados:
Receberá Certificado o participante que cumprir, no mínimo, 75% da Carga Horária estabelecida. Os certificados estarão disponíveis na Secretaria do Colegiado do Mestrado em Letras: Linguagens e Representações, 1º andar do Pavilhão Adonias Filho, a partir da segunda quinzena do mês de janeiro de 2012.

Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

Dia 20 de Abril

Seminário de Coisas Legais da Uesc

Dia 25 e 26 de Abril

II Ciclo de Debates do Daped

Dias 24 e 25 de Abril

DCE Escolherá sua Diretoria para o Biênio 2018-2019

Eleição Serão Realizadas nos Dias 18 e 19 de Abril

Festa Literária de Ilhéus será lançada na próxima semana

O evento é um convite ao público para refletir sobre as múltiplas formas de leitura e difusão do conhecimento.

Aluno e professores da UESC fabricam próteses mecânicas de baixo custo

A ideia foi criar uma prótese de baixo custo para pessoas de baixa renda, que sonham com uma prótese de membros superiores.

Pesquisadores da Uesc e do IF Baiano Santa Inês

Publicam Pesquisas sobre Recuperação de Resíduos de Minérios

Projeto do Escritório Modelo de Contabilidade

Auxilia na Declaração de Imposto de Renda

II Congresso Internacional e IV Congresso Nacional Movimentos Sociais e Educação

De 04 a 06 de Setembro

Olimpíada Brasileira de Matemática - Nível Universitário

Dia 04 de Maio

Escolas adotam livros da Editus para o ano letivo de 2018

As escolas adotaram livros da Editus – Editora da UESC como materiais didáticos e paradidáticos no período de 2018.

Uesc recebe exposição itinerante Castro Alves e Hansen Bahia

A mostra já visitou dez cidades, e após Ilhéus mais dois municípios baianos poderão apreciar as obras de Hansen e o poema de Castro Alves

Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

Dia 06 de Abril

Protocolo Geral

Horário de Funcionamento Durante Mês de Abril

Salvador sedia Encontro Regional da ABEU Nordeste

O Encontro avaliou as ações da regional e fechando planejamento para novas iniciativas.
1 a 15 de 15         Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250