I Jornada Nacional de Linguística e Letras: Pesquisa e Inserção Social

Profª. Drª. Inara de Oliveira Rodrigues - Vice-Coordenadora

Coordenação do Projeto Ensino de Português como Língua Estrangeira – PLE

APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações, juntamente com o Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz, do qual é integrante, promovem a I JORNADA NACIONAL DE LINGUÍSTICA E LETRAS: PESQUISA E INSERÇÃO SOCIAL visando a propiciar um efetivo momento de integração do conhecimento científico com a dimensão extensionista da universidade, possibilitando renovadas perspectivas críticas e abordagens teóricas tanto para a reflexão de práticas investigativas quanto da prática docente. Trata-se, assim, da promoção desse importante diálogo da vida acadêmica com a vida social a partir de abordagens teórico-críticas a serem realizadas por renomados professores/ pesquisadores que atuam em instituições de ensino superior de reconhecida excelência. Por meio das atividades a serem realizadas, viabiliza-se a abertura de debates aprofundados sobre esta temática – Pesquisa e Inserção Social – que vem ocupando relevante espaço nas considerações avaliativas sobre as ações dos cursos de pós-graduação, atendendo aos seguintes enfoques: - permitir a integração interna entre o Programa de Pós-Graduação em Letras da UESC e a Graduação em Letras dessa universidade, por meio de seus corpos discente e docente; - possibilitar a inter-relação externa entre o Mestrado em Letras e outros Programas de Pós-Graduação; - propiciar a integração externa de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Letras com a realidade regional na qual se inserem. Desse modo, o objetivo geral do evento consiste em realizar um encontro acadêmico para a reflexão sobre a necessária e desafiadora relação entre a pesquisa científica e a realidade social no âmbito dos estudos da Linguagem.

PROGRAMAÇÃO – 12/12/2011 (Segunda-feira)

8h - Atendimento ao público participante
9h – Abertura
9h15 – Conferência – Letras enquanto ciência e ação direta.
Prof. Dr. Osmar Moreira dos Santos (UNEB CAMPUS II – Alagoinhas)
Mediação: Prof. Dr. André Luís Mitidieri Pereira (UESC)
10h30 – Intervalo
11h – Mesa-redonda I - Letras
Profª Drª. Maria da Glória Bordini (UFRGS) – Pesquisa em Literatura: o desafio da inovação
Profª Drª. Marisa Philbert Lajolo (Mackenzie/USP) – Leitura, Literatura e Pesquisa: um desafio para os profissionais de Letras.
Mediação: Profª Drª. Inara de Oliveira Rodrigues (UESC)
12h30 – Almoço
14h – Mesa-redonda II - Linguística
Prof. Dr. Kleber Aparecido da Silva (UNB) – Linguística Aplicada, Pesquisa e (Inter)Ação Social: as suas faces e interfaces.
Profª. Drª. Mariney Pereira da Conceição (Coordenadora do PPG da UNB) – Ensino de Língua Estrangeira e Inserção Social.
Mediação: Profª. Drª. Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro (UESC)
15h30 – Intervalo
16h – Mesa-redonda III - Resultado de Pesquisa em Ação
Mediação: Profª. Ma. Débora da Silva Chaves Gonçalves
Linha A – Literatura e Cultura: representações em perspectiva
Prof. Me.Nelson de Jesus Teixeira Júnior
Profª. Ma. Valdiná Guerra Félix
Linha B – Linguagem: descrição e discurso
Profª. Ma. Maria Goretti dos Santos Silva
Prof. Me. Roberto Santos de Carvalho
17h30 – Momento cultural
18h – Encerramento
Profª. Drª. Élida Paulina Ferreira – Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (UESC) – Linguagem e Pesquisa.

Inscrições: De 05 a 11 de dezembro de 2011.
Carga Horária: 08 horas

Certificados:
Receberá Certificado o participante que cumprir, no mínimo, 75% da Carga Horária estabelecida. Os certificados estarão disponíveis na Secretaria do Colegiado do Mestrado em Letras: Linguagens e Representações, 1º andar do Pavilhão Adonias Filho, a partir da segunda quinzena do mês de janeiro de 2012.

Novo livro da Editora da UESC traz a memória literária do poeta Clarêncio Baracho

Baracho nasceu em Ilhéus, em 1902, foi membro-fundador da Academia de Letras de Ilhéus, o livro Água Corrente foi editado em 1978 pela gráfica da UFBA e relançado pela Editus.

Programa Mais Futuro oferece estágio e auxílio permanência para estudantes

Você que está ingressando na UESC no SEMESTRE 2017.1 tem a oportunidade de fazer a sua inscrição no programa Mais Futuro

Abertas inscrições para auxílio permanência a estudantes das universidades estaduais

A meta é beneficiar nove mil estudantes universitários com auxílio permanência e estágio,

Concurso Vestibular 2017 - EaD

Inscrições Ocorrerão a Partir do Dia 03/04

Instrução Normativa Proad nº 001/2017

Novos Procedimentos para Reconhecimentos de Débito

Editus lança manual sobre morfologia e anatomia vegetal

Apresenta a botânica, um ramo da biologia que estuda as características dos fungos, vegetais e algas, a partir de suas múltiplas formas de atuação no meio ambiente.

Taxas e impostos cobrados a população são destaques em novo livro da Editus.

O autor aborda o conceito de obrigação tributária como vínculo jurídico estabelecido entre o estado e o contribuinte ou responsável.

V Corrida da Uesc

Participaram Mais de 70 Competidores

Inaugurado o Centro de Inovação do Cacau

É o inicio do Parque Científico e Tecnológico

Revista Litterata

Prazo prorrogado para submissão de artigos

Recesso Acadêmico

Horários Especiais de Funcionamento

Nota à Comunidade Acadêmica

Serviço de Internet Normalizado

Governador anuncia editais de programa de bolsa e estágio para universitários

O Mais Futuro é um programa de assistência estudantil para garantir a permanência do estudantes nas universidades da Bahia, com o apoio do Governo do Estado.

Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia será lançado na UESC

Acontecerá no dia 10 de março de 2017, no Auditório Paulo Souto, no Campus da UESC, às 14 horas.

Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia

Empreendimento será lançado na Uesc dia 10