25/04/2012 atualizada em 27/04/2012 11:03

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, decretou luto formal, conforme Portaria Nº 658, em virtude do falecimento do professor aposentado Érito Francisco Machado, ocorrido no dia 25 de abril. O sepultamento foi realizado dia 26, às 9 horas, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna. O professor Érito Francisco, 85 anos, integrou o Departamento de Ciências Jurídicas (DCIJUR) desta Universidade. A comunidade acadêmica da UESC envia mensagem de pesar à família enlutada.

Fundador da Faculdade de Ciências Econômicas de Itabuna (Facei), professor da então Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Érito Francisco Machado foi professor titular de Direito Civil.  Nasceu em Xique-Xique, sertão da Bahia, em 7 de julho de 1927, mas sua trajetória profissional esteve sempre vinculada ao Sul da Bahia, mais especificamente no eixo Itabuna-Ilhéus. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, além de professor foi advogado militante e Juiz do Trabalho.

O professor foi um dos fundadores da Facei, instituição embriã, que juntamente com a Faculdade de Direito de Ilhéus e a Faculdade Filosofia de Itabuna, originou a Fespi/Uesc. Por 10 anos, foi diretor da Faculdade e professor das disciplinas Introdução à Economia e História do Pensamento Econômico. Ao lado de outros idealistas, participou da construção do ensino superior nesta região, seja na integração das faculdades, na época isoladas, seja quanto a criação da Fundação Universidade de Santa Cruz, mantenedora da Fespi.

Aposentou-se como professor titular do curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz, em julho de 1996, fixando residência na capital do Estado. No eixo Ilhéus-Itabuna, contribuiu para a formação de várias gerações de economistas e operadores do Direito. Ao tomar conhecimento do falecimento do estimado mestre, a reitora Adélia Pinheiro decretou luto formal e transmitiu à família enlutada os sentimentos de pesar da comunidade acadêmica da UESC.

UESC disponibiliza relatório de avaliação dos estudantes

O documento está disponível para cópia e consulta, no portal www.uesc.br/cpa

Educação Física é destaque em novo livro da Editora da UESC

A obra é divida em três partes, sendo cada uma destinada aos eixos principais de discussão: o campo educacional, esportivo e da saúde.

UESC vai fazer parceria com a Prefeitura de Ilhéus para executar ações em Salobrinho

A parceria busca ampliar os serviços que serão prestados à população, integrando a estrutura da Prefeitura através das suas secretarias.

Aliança (neo) desenvolvimentista e decadência ideológica no campo

Movimentos sociais e reforma agrária do consenso

Gestores municipais do Sul da Bahia conhecem ações para o desenvolvimento rural

O evento foi realizado no auditório da torre administrativa da UESC, com a presença da reitora Adelia Pinheiro e do pro-reitor Alexandro Fernandes

UESC doa 1500 mudas de espécies nativas regionais

As mudas deverão ser solicitadas ao Prof. Luiz Alberto Mattos DCB, através do e-mail < mattos@uesc.br > ou (73) 3680-5185/5156

Projeto Sétima na Quinta

Dia 16 de Fevereiro

Manifestação de pesar

JOSÉ ADERVAN DE OLIVEIRA

Professora Arlete Vieira da Silva

Primeiro Inova Sul Bahia discutiu a importância de transformar dados em conhecimento

NIT/UESC busca estratégias de desenvolvimento regional, oportunidades de negócios e o fomento à inovação tecnológica na região Sul da Bahia.

Requerimentos Administrativos e Acadêmicos

Proad Disponibiliza Formulários para Impressão

UESC realiza seleção de candidatos para os cursos de especialização à distância

Núcleo de Educação a Distância, abre inscrições para os cursos de especialização em Gestão em Saúde, Gestão Pública e Gestão Pública Municipal.

Editus lança novo manual de normatização para trabalhos científicos

O manual é baseado nas diretrizes da ABNT e em outras referências, visando à padronização dos aspectos normativos para elaboração de monografias, dissertações e teses.

Projeto Sétima na Quinta

Dia 09 de Fevereiro

UESC prossegue as discussões para elaboração do seu novo Estatuto

Encontro visa a construção do novo estatuto da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Estudo desenvolvido por professores da UESC é "Capa" de revista internacional da Ecologia

O trabalho mostra, através da construção e teste de um complexo modelo de interações ecológicas, que o desmatamento da Mata Atlântica leva a um aumento no dano foliar causado por insetos

UESC celebra mais 15 novos doutores

Somente no ano passado, 48 docentes estiveram oficialmente afastados para capacitação em cursos de doutorado, realizados em diversas localidades do país e do exterior

Aberto o Edital do II Prêmio Sosígenes Costa de Poesia

O prazo de inscrição vai de 01 de fevereiro a 04 de março de 2017.

Por Sandra Estamos de Luto! Por Sandra Estamos na Luta!

1 a 19 de 19         Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250