25/04/2012 atualizada em 27/04/2012 11:03

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, decretou luto formal, conforme Portaria Nº 658, em virtude do falecimento do professor aposentado Érito Francisco Machado, ocorrido no dia 25 de abril. O sepultamento foi realizado dia 26, às 9 horas, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna. O professor Érito Francisco, 85 anos, integrou o Departamento de Ciências Jurídicas (DCIJUR) desta Universidade. A comunidade acadêmica da UESC envia mensagem de pesar à família enlutada.

Fundador da Faculdade de Ciências Econômicas de Itabuna (Facei), professor da então Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Érito Francisco Machado foi professor titular de Direito Civil.  Nasceu em Xique-Xique, sertão da Bahia, em 7 de julho de 1927, mas sua trajetória profissional esteve sempre vinculada ao Sul da Bahia, mais especificamente no eixo Itabuna-Ilhéus. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, além de professor foi advogado militante e Juiz do Trabalho.

O professor foi um dos fundadores da Facei, instituição embriã, que juntamente com a Faculdade de Direito de Ilhéus e a Faculdade Filosofia de Itabuna, originou a Fespi/Uesc. Por 10 anos, foi diretor da Faculdade e professor das disciplinas Introdução à Economia e História do Pensamento Econômico. Ao lado de outros idealistas, participou da construção do ensino superior nesta região, seja na integração das faculdades, na época isoladas, seja quanto a criação da Fundação Universidade de Santa Cruz, mantenedora da Fespi.

Aposentou-se como professor titular do curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz, em julho de 1996, fixando residência na capital do Estado. No eixo Ilhéus-Itabuna, contribuiu para a formação de várias gerações de economistas e operadores do Direito. Ao tomar conhecimento do falecimento do estimado mestre, a reitora Adélia Pinheiro decretou luto formal e transmitiu à família enlutada os sentimentos de pesar da comunidade acadêmica da UESC.

Pesquisas Científicas na Uesc

Alunos e Professores Divulgam Vídeos

LIFE Jr foi premiada em um evento de empresas juniores

Os prêmios fortalecem ainda mais a imagem da LIFE Jr e da UESC no Movimento Empresa Júnior Baiano

II Seminário Estudantil de Administração: Perspectivas para o Futuro do Brasil

De 18 a 20 de Junho

Projeto Sétima na Quinta

Dia 21 de Junho

Curso Livre na Perspectiva da Pedagogia Waldorf – Matemática nos Anos Iniciais

Dias 06 e 07 de Julho

Nesta segunda (18) começa o II Seminário Estudantil de Administração da UESC

O Seminário Estudantil de Administração é uma iniciativa dos estudantes do curso de graduação em Administração

Susau Informa

Fechamento dos Portões no Dia 16/06

Projeto Sétima na Quinta/Comitê Mulheres Uesc

Dia 14 de Junho

Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UESC realizou o IX Workshop

O principal destaque foi a redução do tempo médio de titulação de doutores de 56 meses no quadirênio anterior para 48 meses no quadriênio em curso.

CRES 2018 reafirma educação superior como bem social, direito humano e dever do estado

Cerimônia de abertura reuniu milhares de gestores, professores e estudantes em Córdoba, na Argentina

3º Seminário Integrador de Licenciatura em Ciências Biológicas

De 03 a 05 de Julho