25/04/2012 atualizada em 27/04/2012 11:03

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, decretou luto formal, conforme Portaria Nº 658, em virtude do falecimento do professor aposentado Érito Francisco Machado, ocorrido no dia 25 de abril. O sepultamento foi realizado dia 26, às 9 horas, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna. O professor Érito Francisco, 85 anos, integrou o Departamento de Ciências Jurídicas (DCIJUR) desta Universidade. A comunidade acadêmica da UESC envia mensagem de pesar à família enlutada.

Fundador da Faculdade de Ciências Econômicas de Itabuna (Facei), professor da então Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Érito Francisco Machado foi professor titular de Direito Civil.  Nasceu em Xique-Xique, sertão da Bahia, em 7 de julho de 1927, mas sua trajetória profissional esteve sempre vinculada ao Sul da Bahia, mais especificamente no eixo Itabuna-Ilhéus. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, além de professor foi advogado militante e Juiz do Trabalho.

O professor foi um dos fundadores da Facei, instituição embriã, que juntamente com a Faculdade de Direito de Ilhéus e a Faculdade Filosofia de Itabuna, originou a Fespi/Uesc. Por 10 anos, foi diretor da Faculdade e professor das disciplinas Introdução à Economia e História do Pensamento Econômico. Ao lado de outros idealistas, participou da construção do ensino superior nesta região, seja na integração das faculdades, na época isoladas, seja quanto a criação da Fundação Universidade de Santa Cruz, mantenedora da Fespi.

Aposentou-se como professor titular do curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz, em julho de 1996, fixando residência na capital do Estado. No eixo Ilhéus-Itabuna, contribuiu para a formação de várias gerações de economistas e operadores do Direito. Ao tomar conhecimento do falecimento do estimado mestre, a reitora Adélia Pinheiro decretou luto formal e transmitiu à família enlutada os sentimentos de pesar da comunidade acadêmica da UESC.

Reitora da UESC apresentou palestra no MEC

"Formação de Médicos e o Programa Mais Médico”

SiSU 2014: Devolução dos Documentos

Candidatos Habilitados para o 1° Semestre