25/04/2012 atualizada em 27/04/2012 11:03

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, decretou luto formal, conforme Portaria Nº 658, em virtude do falecimento do professor aposentado Érito Francisco Machado, ocorrido no dia 25 de abril. O sepultamento foi realizado dia 26, às 9 horas, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna. O professor Érito Francisco, 85 anos, integrou o Departamento de Ciências Jurídicas (DCIJUR) desta Universidade. A comunidade acadêmica da UESC envia mensagem de pesar à família enlutada.

Fundador da Faculdade de Ciências Econômicas de Itabuna (Facei), professor da então Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Érito Francisco Machado foi professor titular de Direito Civil.  Nasceu em Xique-Xique, sertão da Bahia, em 7 de julho de 1927, mas sua trajetória profissional esteve sempre vinculada ao Sul da Bahia, mais especificamente no eixo Itabuna-Ilhéus. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, além de professor foi advogado militante e Juiz do Trabalho.

O professor foi um dos fundadores da Facei, instituição embriã, que juntamente com a Faculdade de Direito de Ilhéus e a Faculdade Filosofia de Itabuna, originou a Fespi/Uesc. Por 10 anos, foi diretor da Faculdade e professor das disciplinas Introdução à Economia e História do Pensamento Econômico. Ao lado de outros idealistas, participou da construção do ensino superior nesta região, seja na integração das faculdades, na época isoladas, seja quanto a criação da Fundação Universidade de Santa Cruz, mantenedora da Fespi.

Aposentou-se como professor titular do curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz, em julho de 1996, fixando residência na capital do Estado. No eixo Ilhéus-Itabuna, contribuiu para a formação de várias gerações de economistas e operadores do Direito. Ao tomar conhecimento do falecimento do estimado mestre, a reitora Adélia Pinheiro decretou luto formal e transmitiu à família enlutada os sentimentos de pesar da comunidade acadêmica da UESC.

Palestra "Temas Relevantes na Formação do Professor Intercultural"

Dia 25 de Maio

Concurso Literário

Editus Publicará Livro do Vencedor

Biblioteca Virtual da Uesc

Treinamento Acontecerá no Dia 03/05

Auxílio Permanência 2016.1

Inscrições Online - De 27/04 a 04/05

Reitoria pede policiamento ostensivo nos pontos de ônibus em frente a UESC

Ofício, com este objetivo, foi enviado ao comando da 70ª Companhia Independente da PM.

Transferências Externas

Utilização do Enem na Seleção

Dia Nacional da Matemática

Dia 06 de Maio

Debate A crise Dentro da Crise

Dia 26 de Abril

42 Anos do Campus da Uesc

Mensagem da Reitoria

Associação de Pós-Graduandos Anísio Teixeira

Inscreve Chapas para Delegados

Incubadora lança edital para seleção de Idéias Inovadoras em Biotecnologia

Podem submeter propostas ao edital de seleção, pessoas físicas e jurídicas, que dispõem de idéias de negócios formatadas

Acordos ampliam mobilidade e cooperação entre as universidades estaduais da Bahia

Enriquecimento da formação, vivenciar trocas culturais, além da qualificação profissional, difusão de tecnologias abrangendo o ensino, a pesquisa e a extensão são os objetivos

Concurso Ideias Inovadoras Fapesb

Uesc Recebe Premiações

Geourbano e Cine Urbano

De 14 de Abril a 14 de Julho

Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

De 15 a 29 de Abril

"Ler é Massa! Doar Livros Também!"

Editus Realiza Campanha na Uesc

Árbitros da UESC atuaram na etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon, em João Pessoa

vinte árbitros da UESC tiveram atuação na Comissão de arbitragem da prova.

Seleção de Ideias Inovadoras em Biotecnologia

Cerimônia de Lançamento Ocorrerá no Dia 14 de Abril

Lançado na UESC Edital para empreendedores em projetos inovadores

Iniciativa da FAPESB/SECTI seleciona pessoas físicas para desenvolver ideias inovadoras