25/04/2012 atualizada em 27/04/2012 11:03

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, decretou luto formal, conforme Portaria Nº 658, em virtude do falecimento do professor aposentado Érito Francisco Machado, ocorrido no dia 25 de abril. O sepultamento foi realizado dia 26, às 9 horas, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna. O professor Érito Francisco, 85 anos, integrou o Departamento de Ciências Jurídicas (DCIJUR) desta Universidade. A comunidade acadêmica da UESC envia mensagem de pesar à família enlutada.

Fundador da Faculdade de Ciências Econômicas de Itabuna (Facei), professor da então Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Érito Francisco Machado foi professor titular de Direito Civil.  Nasceu em Xique-Xique, sertão da Bahia, em 7 de julho de 1927, mas sua trajetória profissional esteve sempre vinculada ao Sul da Bahia, mais especificamente no eixo Itabuna-Ilhéus. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, além de professor foi advogado militante e Juiz do Trabalho.

O professor foi um dos fundadores da Facei, instituição embriã, que juntamente com a Faculdade de Direito de Ilhéus e a Faculdade Filosofia de Itabuna, originou a Fespi/Uesc. Por 10 anos, foi diretor da Faculdade e professor das disciplinas Introdução à Economia e História do Pensamento Econômico. Ao lado de outros idealistas, participou da construção do ensino superior nesta região, seja na integração das faculdades, na época isoladas, seja quanto a criação da Fundação Universidade de Santa Cruz, mantenedora da Fespi.

Aposentou-se como professor titular do curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz, em julho de 1996, fixando residência na capital do Estado. No eixo Ilhéus-Itabuna, contribuiu para a formação de várias gerações de economistas e operadores do Direito. Ao tomar conhecimento do falecimento do estimado mestre, a reitora Adélia Pinheiro decretou luto formal e transmitiu à família enlutada os sentimentos de pesar da comunidade acadêmica da UESC.

UESC lança Revista Brasileira de Ciências em Saúde

Edital para recebimento de artigos será divulgado até o final deste mês

Programa Universidade para Todos – UPT

Aulões de Redação

Oficinas de Experimentação e Jogos Didáticos para o Ensino de Química

Dia 08 de Outubro

Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

Dia 23 de Setembro

I Semana de Promoção de Cultura de Paz

De 17 a 21 de Outubro

UESC recebeu quase 4 mil visitantes na IV Feira das Profissões

Os estudantes de 65 escolas, entre visitantes e convidados de mais 35 municípios da região

UESC participa da 10ª Primavera dos Museus

Rede UESC de Museus, inclui Museu do Cacau, Museu Vitrine das Artes Visuais, Centro de Memória Teosópolis e o Museu Amélia Amado

Labx - Ilhéus

Dias 29 de Outubro e 26 de Novembro

Projeto Universidade Para Todos

Aulões em Itabuna e Ilhéus

10ª Primavera dos Museus

De 19 a 23 de Setembro

Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências(SAEC)

Dia 16 de setembro

Lançamento do V Boletim de Conjuntura Econômica e Social

Dia 19 de Setembro

Setembro: Mês de Conscientização sobre o Alzheimer

Mantenha-se informado

Projeto Céu Aberto

Dia 13 de Setembro

Workshop Propriedade Intelectual & Transferência de Tecnologia

Dia 14 de Setembro

IV Feira das Profissões da UESC começa nesta quinta-feira(15)

Universidade espera receber mais de 3500 alunos de escolas médias de 37 municípios.

UESC concede titulo de Dr. Honoris Causa a Cyro de Matos

É o primeiro Título concedido pela Universidade em 25 anos

Encontro Seja MEJ

Dia 13 de Setembro

Editora da UESC lança três obras na Bienal do Livro de São Paulo

A Editora apresentou ao público três lançamentos no estande coletivo da Associação Brasileira de Editoras Universitárias.

Curso de Enfermagem da UESC estrelado pelo Guia do Estudante

A edição passa a circular nas bancas a partir do dia 14 de outubro.
1 a 20 de 29         Próximos 20 >> Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250