25/04/2012 atualizada em 27/04/2012 11:03

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, decretou luto formal, conforme Portaria Nº 658, em virtude do falecimento do professor aposentado Érito Francisco Machado, ocorrido no dia 25 de abril. O sepultamento foi realizado dia 26, às 9 horas, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna. O professor Érito Francisco, 85 anos, integrou o Departamento de Ciências Jurídicas (DCIJUR) desta Universidade. A comunidade acadêmica da UESC envia mensagem de pesar à família enlutada.

Fundador da Faculdade de Ciências Econômicas de Itabuna (Facei), professor da então Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Érito Francisco Machado foi professor titular de Direito Civil.  Nasceu em Xique-Xique, sertão da Bahia, em 7 de julho de 1927, mas sua trajetória profissional esteve sempre vinculada ao Sul da Bahia, mais especificamente no eixo Itabuna-Ilhéus. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, além de professor foi advogado militante e Juiz do Trabalho.

O professor foi um dos fundadores da Facei, instituição embriã, que juntamente com a Faculdade de Direito de Ilhéus e a Faculdade Filosofia de Itabuna, originou a Fespi/Uesc. Por 10 anos, foi diretor da Faculdade e professor das disciplinas Introdução à Economia e História do Pensamento Econômico. Ao lado de outros idealistas, participou da construção do ensino superior nesta região, seja na integração das faculdades, na época isoladas, seja quanto a criação da Fundação Universidade de Santa Cruz, mantenedora da Fespi.

Aposentou-se como professor titular do curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz, em julho de 1996, fixando residência na capital do Estado. No eixo Ilhéus-Itabuna, contribuiu para a formação de várias gerações de economistas e operadores do Direito. Ao tomar conhecimento do falecimento do estimado mestre, a reitora Adélia Pinheiro decretou luto formal e transmitiu à família enlutada os sentimentos de pesar da comunidade acadêmica da UESC.

Restaurante Universitário da UESC volta a funcionar a partir desta segunda-feira (1-8)

O RU reinicia as suas atividades servindo todas as refeições, incluindo o café da manhã.

Projeto Céu Aberto

Dia 02 de Agosto

I Festival de Vôlei da Uesc

Dia 05 de Agosto

As Formigas Poneromorfas do Brasil

Livro da Editus Reúne Pesquisadores de Todo o Mundo

Projetos de Inovação Tecnológica

Fapesb, Uesc e Sebrae Divulgam Edital Pappe Integração

Edital para empresas de micro e pequeno porte será divulgado em Ilhéus e Itabuna

O edital destina-se ao apoio de projetos de inovação tecnológica de produtos, processos e/ou serviços, oriundos de sociedades empresariais com fins lucrativos

Gincana do colégio Sistema estimula doação de livros

Editora recebeu 150 títulos arrecadados pelos alunos

Dia 04 de Agosto

Palestra Direitos Humanos e Epistemologias do Sul

Dia 27 de Julho

Workshop Sobre Sistemas Embarcados

Dia 21 de Julho

Dia 21 de Julho

Ouvidoria Geral debate participação social e qualidade dos serviços públicos em seminário

Este encontro mostra os resultados desta nova compreensão sobre a ouvidoria enquanto instrumento de gestão e participação social

Autor da Editora da Uesc toma posse na Academia de Letras de Ilhéus

O acadêmico tomou posse na última sexta-feira em uma solenidade marcada pela emoção.

II Seminário de Educação do Campo

Dias 04 e 05 de Agosto

Velhice e Cidadania

É Tema do Novo Livro da Editus

Planta Piloto da Microcervejaria da UESC será inaugurada sexta-feira(15)

A Universidade Estadual de Santa Cruz instala planta piloto da microcervejaria com fins de pesquisa e treinamento na produção de cerveja.

Projeto Sétima na Quinta

Apresenta o Filme "Anticristo"

Projeto Céu Aberto

Próximo Evento Ocorrerá Dia 12 de Julho