25/04/2012 atualizada em 27/04/2012 11:03

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, decretou luto formal, conforme Portaria Nº 658, em virtude do falecimento do professor aposentado Érito Francisco Machado, ocorrido no dia 25 de abril. O sepultamento foi realizado dia 26, às 9 horas, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna. O professor Érito Francisco, 85 anos, integrou o Departamento de Ciências Jurídicas (DCIJUR) desta Universidade. A comunidade acadêmica da UESC envia mensagem de pesar à família enlutada.

Fundador da Faculdade de Ciências Econômicas de Itabuna (Facei), professor da então Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Érito Francisco Machado foi professor titular de Direito Civil.  Nasceu em Xique-Xique, sertão da Bahia, em 7 de julho de 1927, mas sua trajetória profissional esteve sempre vinculada ao Sul da Bahia, mais especificamente no eixo Itabuna-Ilhéus. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, além de professor foi advogado militante e Juiz do Trabalho.

O professor foi um dos fundadores da Facei, instituição embriã, que juntamente com a Faculdade de Direito de Ilhéus e a Faculdade Filosofia de Itabuna, originou a Fespi/Uesc. Por 10 anos, foi diretor da Faculdade e professor das disciplinas Introdução à Economia e História do Pensamento Econômico. Ao lado de outros idealistas, participou da construção do ensino superior nesta região, seja na integração das faculdades, na época isoladas, seja quanto a criação da Fundação Universidade de Santa Cruz, mantenedora da Fespi.

Aposentou-se como professor titular do curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz, em julho de 1996, fixando residência na capital do Estado. No eixo Ilhéus-Itabuna, contribuiu para a formação de várias gerações de economistas e operadores do Direito. Ao tomar conhecimento do falecimento do estimado mestre, a reitora Adélia Pinheiro decretou luto formal e transmitiu à família enlutada os sentimentos de pesar da comunidade acadêmica da UESC.

Teoria Econômica Aplicada as Análises Jurídicas no Âmbito do Mercado

Dias 24 e 25 de Novembro

Curso de Elaboração de Projetos Culturais & Administração Financeira para Artistas

Dias 28 e 29 de Novembro

Mostra de Práticas Exitosas e Experiências Inovadoras da Atenção Básica - Ilhéus/BA

Dia 19 de Dezembro

IV Seminário Regional sobre Crack e Outras Drogas

Dia 27 de Novembro

Curso de Astronomia Básica: Observação e Orientação no Céu Noturno

Dia 17 de Novembro

Curso de Astronomia Básica para Professores do Ensino Fundamental

Dia 24 de Novembro

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência

Prorrogação do Resultado da Seleção

"Por uma leitura mais social" é tema da 5ª feira do livro na UESC

A temática da Feira é uma proposta para que se discuta a leitura como ampliação de consciência, como percepção do lugar de fala e como promotora de mudanças.

Prefeitura de Ilhéus e UESC fortalecem parceria institucional

Será assinado um termo de cooperação amplo e aditivos específicos, na medida das demandas e necessidades.

Inventário de Bens Móveis – 2017

Portaria Reitoria UESC nº 1.295

Editus é finalista no Prêmio IPL – Retratos da Leitura

Projeto “No Caminho tem um Livro”, tem como base a noção de que a leitura é de suma importância para uma formação cidadã.

Programa Mais Futuro - Auxílio Permanência

Acompanhe sua Inscrição

“Cooperação entre Bahia e Cuba é para ampliar ensino nas universidades”, explica governado

A reitora da UESC, Adélia Pinheiro integrou a comitiva