25/04/2012 atualizada em 27/04/2012 11:03

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, decretou luto formal, conforme Portaria Nº 658, em virtude do falecimento do professor aposentado Érito Francisco Machado, ocorrido no dia 25 de abril. O sepultamento foi realizado dia 26, às 9 horas, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna. O professor Érito Francisco, 85 anos, integrou o Departamento de Ciências Jurídicas (DCIJUR) desta Universidade. A comunidade acadêmica da UESC envia mensagem de pesar à família enlutada.

Fundador da Faculdade de Ciências Econômicas de Itabuna (Facei), professor da então Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Érito Francisco Machado foi professor titular de Direito Civil.  Nasceu em Xique-Xique, sertão da Bahia, em 7 de julho de 1927, mas sua trajetória profissional esteve sempre vinculada ao Sul da Bahia, mais especificamente no eixo Itabuna-Ilhéus. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, além de professor foi advogado militante e Juiz do Trabalho.

O professor foi um dos fundadores da Facei, instituição embriã, que juntamente com a Faculdade de Direito de Ilhéus e a Faculdade Filosofia de Itabuna, originou a Fespi/Uesc. Por 10 anos, foi diretor da Faculdade e professor das disciplinas Introdução à Economia e História do Pensamento Econômico. Ao lado de outros idealistas, participou da construção do ensino superior nesta região, seja na integração das faculdades, na época isoladas, seja quanto a criação da Fundação Universidade de Santa Cruz, mantenedora da Fespi.

Aposentou-se como professor titular do curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz, em julho de 1996, fixando residência na capital do Estado. No eixo Ilhéus-Itabuna, contribuiu para a formação de várias gerações de economistas e operadores do Direito. Ao tomar conhecimento do falecimento do estimado mestre, a reitora Adélia Pinheiro decretou luto formal e transmitiu à família enlutada os sentimentos de pesar da comunidade acadêmica da UESC.

Dia 02 de Junho

Ilhéus vai sediar Fórum Nacional de Reitores

Evento da Abruem será realizado pelas UESC, UEFS, UNEB e UESB reunido reitores, pesquisadores e autoridades da área

UESC a expõe no Museu do Cacau

Escolas e outras instituições interessadas em realizar visita monitorada devem entrar em contato através do telefone (73) 36337135, do Museu do Cacau, situado na Rua Eustáquio Bastos, em Ilhéus.

Diretora da Editus destaca ações de comunicação em reunião anual da Abeu

A reunião anual Associação Brasileira das Editoras Universitárias contou com a participação de diretores e técnicos das editoras universitárias de todo o país.

Dia 19 de Maio

Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

De 6 a 20 de Maio

Seminário Agroecológico sobre as Palmáceas no Sul da Bahia

Inscrições de 16 a 31 de Maio

Processo de Progressão 2016

Publicada Instrução Normativa

Estatuinte: representatividade e democracia na universidade

Evento é promovido pela ADUSC no dia 17 de maio, das 15 às 17 horas

Seleção feminina de futsal da UESC é vice campeã do Juba 2016

A seleção feminina foi composta por estudantes de diversos cursos da UESC

Curso de Enfermagem da UESC comemora o dia do enfermeiro com Feira de Saúde

A feira começou as 9horas e o encerramento está previsto para 17 horas,na Alameda da Juventude, em Itabuna

Dia 12 de Maio

Autora da Editus apresenta seus livros em Seminário sobre migrações

Maria Luiza é autora de livros voltados a migração nacional e internacional, com abordagens didáticas e criativas

Vencedor de Concurso é anunciado no Festival Literário de Ilhéus

Morador da cidade de Feira de Santana ele receberá o prêmio de mil reais, o troféu Sosígenes Costa, além da publicação do livro de poemas pela Editus

Estudantes que queiram ingressar em cursos de graduação na UESC devem se inscrever no Enem

A UESC usa o Enem como único método de seleção, pelo Sisu.Não realiza vestibular próprio

Programa de Apoio ao Ensino de Graduação - PAEG

Inscrições Abertas

"Técnica alternativa para o plantio do cacau" é resultado de estudos de mais de 30 anos

Livro é o resultado de estudos sobre as raízes de cacaueiros em solos do Sul da Bahia e Recôncavo Baiano, e seu desenvolvimento desde 20 dias até 60 anos.

UESC e Embasa discutem rodízio no Campus

Além do abastecimento geral, está sendo considerado como relevante o abastecimento de unidades como os laboratórios e o Restaurante Universitário

Seminário de Matemática do DCET

Dia 19 de Maio