Histórias em Quadrinhos como Recurso Didático no Ensino de Ciências

12/11/2013 atualizada em 12/11/2013 11:10

A equipe dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências tem a satisfação de convidar a todos para participar da palestra a ser realizada no dia 14 de novembro, às 9h30, na sala de multimeios da Biblioteca da UESC, com a professora Luciana de Aguiar Silva, que abordará o tema "Histórias em Quadrinhos como Recurso Didático no Ensino de Ciências". A palestra será inspirada no trabalho de mestrado da palestrante, "Histórias em Quadrinhos na Escola: contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de Ciências", defendida recentemente na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob orientação do professor Pedro da Cunha Pinto Neto.

Sinopse:

A palestrante pretende-se discutir o uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso didático para o ensino de Ciências. As HQs, que  por muito tempo foram consideradas prejudiciais às crianças e jovens, estão à disposição de professores que desejem se aventurar em práticas educativas. Muitos estudos mostram que a grande maioria dos alunos (as) domina essa linguagem; que ela auxilia os alunos (as) com dificuldades de leitura; que os quadrinhos têm certo “poder” de ajudar a fixar ideias que estão nas histórias; que, apesar de apresentarem alguns equívocos, eles podem ser de grande valia na sala de aula e é imprescindível a intervenção do professor (a), em especial da área de Ciências, no uso dessa linguagem.

Luciana de Aguiar Silva é mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. O tema da pesquisa foi as Histórias em Quadrinhos e o ensino de Ciências. Possui graduação em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade do Estado da Bahia (2004). Participa do GepCE - Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino - da Faculdade de Educação da UNICAMP. Tem experiência na área de Botânica e de Zoologia, com ênfase em PALINOLOGIA. Atuou no ensino fundamental e médio com ensino de Ciências.