Falecimento da Professora Marlene Dantas

13/03/2014 atualizada em 13/03/2014 15:47

Aos 67 anos de idade faleceu no dia 12 de março, na cidade de São Paulo, onde estava em tratamento de saúde, a professora Marlene Dantas, lotada no Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Universidade Estadual de Santa Cruz. Pela morte da professora, o reitor em exercício, prof. Evandro Sena Freire, declarou luto formal e enviou mensagem de pesar à família enlutada.  Solidarizaram-se também a Adusc – Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz e seus alunos do curso de Química e de projetos de extensão. Para ela, que sempre a distribuiu fartamente: Luz, professora, luz!

Graduada em Química e Engenharia Industrial na Modalidade Química, pela Universidade Mackenzie-SP, ingressou na UESC, em julho de 1986, para lecionar Química Inorgânica e Bioquímica aos alunos de graduação. Antes de integrar-se ao quadro de docentes da UESC exerceu atividades profissionais na Universidade de São Paulo (USP), na Ceplac, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (campus de Jequié) e também em empresa privada da área de alimentos. Com a UESC mantinha mais do que o compromisso profissional na sala de aula ou em atividades extensionistas.  Ao longo dos seus 28 anos na Instituição construiu um laço afetivo muito forte com tudo e todos.

Nasceu na cidade de São Paulo, em 10/12/1946, mas fincou raízes no Sul da Bahia. Morava em Ilhéus, onde criou e educou os filhos Ronaldo Jorge e Helia Gandhi. A sua figura esguia e irrequieta, como se estivesse sempre com pressa, os gestos corteses no seu relacionamento com todos, inseriram-se na paisagem humana da Universidade. E o humano que dela irradiava a fez estimada pelos colegas professores, alunos, funcionários e demais integrantes da comunidade universitária.  Essa áurea interior que dela irradiava era a marca da sua saudação – Luz! – ao chegar e ao se despedir.