IPAF – Instituto de Pesquisa e Análises Físico-Químicas

24/03/2014 atualizada em 24/03/2014 10:28

Em 2008, foi renovado o convênio de cooperação científica entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e o SCA/CNRS (Service Central d’Analyse/ Centre national de la recherche scientifique), com sede na França, para a criação do Instituto de Pesquisa e Análises Físico-Químicas (IPAF/UESC), com vigência de 4 anos. Posteriormente, no ano de 2013, foi assinado termo aditivo do convênio para mais 4 anos, com vigência a partir de setembro de 2012. Nesse novo acordo, o SCA/CNRS passa a ser denominado de ISA (Institut des Science Analytique - http://isa-lyon.fr/) e agregam-se mais dois parceiros de cooperação, a saber: A Ecole Normale Superieure de Lyon e a Université Claude Bernard (Lyon I).

O IPAF será composto por laboratórios de prestação de serviços e desenvolvimento de pesquisas de altíssima complexidade, cuja implantação ocorrerá de maneira gradual e criteriosa, de forma a cumprirmos com êxito todas as obrigações acordadas nos convênios e atender aos padrões de qualidade estabelecidos para o funcionamento de um Instituto desta natureza. A implementação do IPAF, único na América Latina, permitirá reforçar o parque nacional de instrumentação científica e preencher uma lacuna que atualmente constitui um dos principais fatores que impedem a transformação da pesquisa em instrumento de desenvolvimento da região.

Na fase inicial, será estruturada uma central analítica voltada para os diversos grupos de pesquisa e programas de pós-graduação da UESC e instituições parceiras, contribuindo, assim, com o desenvolvimento da pesquisa e a formação de recursos humanos de altíssima qualidade nas diversas áreas.

Atualmente, a UESC está na fase de definição da equipe e da aquisição de equipamentos para a estruturação dos laboratórios de referência nas análise térmica, cromatografia gasosa, espectrometria de massa, espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado, cromatografia líquida de alta eficiência, fluorescência de raios X, ressonância magnética nuclear, dentre outras desta mesma natureza.

Para elaborar um plano de implantação do IPAF, a Reitoria constituiu grupo de trabalho, composto pelos seguintes membros: Élida Ferreira, Arno Heeren, Maria Isabel Severo, Alex-Alan Furtado de Almeida, Ana Paula Uetanabaro, Carlos Priminho Pirovani, Rosenira Serpa, Rosilene Oliveira e Franco Amado. O prazo de conclusão dos trabalhos da comissão é de 60 dias.