Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Editus e Via Literarum Lançam Livro

24/03/2014 atualizada em 24/03/2014 15:00

A Editus - Editora da UESC e a Editora Via Literarum lançam amanhã, dia 25 de março, na Livraria Cultura do Salvador Shopping, às 19 horas, o livro Marchas brasileiras, do pedagogo e historiador soteropolitano Luiz Américo Lisboa Junior.

Cerca de dez anos de pesquisa renderam o mais completo e detalhado inventário já realizado sobre o gênero. Em dois volumes, o autor reúne mais de mil marchinhas produzidas entre 1927 e 1940, período que marca o seu apogeu como produto essencialmente brasileiro. Américo destaca que as marchinhas se transformaram em um porta-voz dos anseios e sofrimentos da população, criando uma trilha sonora leve e divertida de sua história.

As letras de canções como Pierrô apaixonado, Cidade maravilhosa, O teu cabelo não nega, Estrela Dalva e muitas outras chegam agora ao público com comentários e dados históricos contextualizados. Ao final do segundo volume, o leitor ainda tem disponível uma rica discografia, organizada cronologicamente e com as principais informações técnicas sobre as músicas (autores, gravadoras, intérpretes, datas de lançamento e números dos discos).

A notável geração de artistas da época é também representada na obra. Compositores como Lamartine Babo, Noel Rosa, Assis Valente, Nássara Braguinha e Ary Barroso, e talentosos intérpretes como Francisco Alves, Carlos Galhardo e Carmem Miranda são alguns dos ícones lembrados. O autor, que tem outros livros publicados sobre a música popular, adianta que o trabalho de catalogação terá desdobramentos. "Esta é a primeira etapa, já que o objetivo final é resgatar todas as marchas gravadas até 1964", destaca.

Marchas Brasileiras (1927/1935 - 1936/1940) já está disponível para compra na Livraria da Editus, localizada no Centro de Artes e Cultura Paulo Souto, na UESC. Pedidos podem ser feitos pelo e-mail livraria@uesc.br ou pelo telefone 73 3680-5240. Mais novidades, no site www.uesc.br/editora e na página do Facebook "Editus - Editora da UESC".

 




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web