Livro da Editus/UESC é Lançado em Itabuna

25/03/2014

Uma das mais recentes publicações da Editus – Editora da UESC foi lançada na última sexta-feira, dia 21 de março, na sede da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). O livro “A palavra e o tempo, de Euclides Neto: um garimpeiro da identidade cultural grapiúna” foi apresentado ao público pela autora Rita Lírio de Oliveira em um evento que reuniu literatura, música e performances teatrais. Amigos, familiares, professores, artistas e produtores culturais prestigiaram a autora e sua contribuição para o resgate da memória de um dos mais respeitáveis escritores grapiúnas.

A cerimônia foi marcada pela fala da professora da UESC Maria de Lourdes Neto Simões, que orientou a pesquisa da autora. A professora destacou a relevância cultural da obra, que desponta como um estudo crítico-literário precursor sobre a identidade do homem da região cacaueira na linguagem euclidiana. O lançamento também contou com a apresentação do grupo de teatro Expressão Cultura, em parceria com o Colégio Estadual Félix Mendonça. Dirigidos pela professora e atriz Malena Doria, os atores representaram trechos das obras do escritor destacados no livro de Rita Lírio.

A palavra e o tempo, de Euclides Neto: um garimpeiro da identidade cultural grapiúna analisa a narrativa ficcional de O tempo é chegado (Editus, 2001), em diálogo com as referências do texto cultural Dicionareco das roças de cacau e arredores (Editus, 2002). Por meio deles, a ensaísta Rita Lírio investiga os hibridismos da linguagem, a memória e o imaginário, construtos identitários presentes na obra euclidiana e que representam o contexto de servidão, revolta e lutas dos trabalhadores rurais nas roças de cacau na formação sociocultural grapiúna.

O título está disponível para compra na Livraria da Editus, localizada no Centro de Artes e Cultura Paulo Souto, na UESC. Pedidos podem ser feitos pelo e-mail livraria@uesc.br ou pelo telefone 73 3680-5240. Esta e outras obras da Editora podem ser conferidas no site http://www.uesc.br/editora. Mais novidades na página do Facebook "Editus - Editora da UESC".