I Seminário de Pesquisas em Educação do Campo da UESC

27/03/2014 atualizada em 27/03/2014 15:35

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), por meio do PARFOR e do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, diversidade cultural e educação, realiza nos dias 05 e 06 de maio, o I Seminário de Pesquisas em Educação do Campo da UESC: O PARFOR e as políticas educacionais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas mediante o envio da ficha de inscrição preenchida para o e-mail sed.campo@gmail.com, até o dia 04/05/2014.

Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação, Pesquisadores e militantes de movimentos sociais e educadores dos seguintes segmentos: Educação do Campo; Movimento Social e Sindical; Educação Quilombola; Educação Indígena; Secretários de Educação, Coordenação e professores de Educação do Campo, quilombola e indígena (municipais e estaduais); e Instituições de Educação Superior.

Objetivos:
- Conhecer a conjuntura atual da Educação do Campo no Brasil, bem como a sua importância para efetivação de uma educação pública de qualidade para os povos do campo;
- Identificar as políticas públicas educacionais do PAR que são implementadas nas escolas do campo dos municípios da área de abrangência da UESC;
- Socializar os resultados de pesquisas realizadas pelos alunos do PARFOR- UESC, sobre os impactos positivos ou negativos das políticas educacionais do PAR, nas escolas do campo, com base nos dados coletados junto às secretarias municipais de educação dos municípios da área de abrangência da UESC.

PROGRAMAÇÃO

As políticas de Educação do Campo não têm se efetivado em grande parte dos municípios brasileiros. O cenário hoje é desanimador, pois os dados do IBGE mostram que já são mais de 37 mil escolas fechadas no campo, com a proporção de uma escola construída para cada 100 escolas fechadas, e é no campo onde está concentrada a maior taxa de analfabetos do país. Nos últimos anos, avançamos em relação aos marcos regulatórios, como o decreto 7.352, de novembro de 2010, que dispõe sobre a política de Educação do Campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA.

Da forma em que está estruturado o sistema educacional do nosso país, os estados e municípios são os responsáveis, principalmente, pelas políticas educacionais da educação básica. Mas, de acordo com as pesquisas realizadas, a maioria destas não estão sendo implementadas a contento, no campo. Um dos principais motivos é porque o governo brasileiro está mais preocupado em atender às solicitações do agronegócio, cujo principal objetivo é a produção em grande escala, para exportação, e não, a produção de alimentos para o consumo interno do País. Já a agricultura camponesa, ao contrário, garante mais gente no campo e mais produção de alimentos para o povo brasileiro. E para que o povo camponês permaneça no campo, faz-se necessário pensar em políticas educacionais voltadas para a valorização da sua cultura e das relações de trabalho, contribuindo, assim, para que eles tenham qualidade de vida onde moram.

Os alunos do curso de licenciatura em Pedagogia do PARFOR/UESC foram a campo, nos municípios onde residem, para pesquisar como estão sendo implementadas as políticas educacionais nas escolas do campo. E um dos principais objetivos deste seminário, é a socialização dos resultados dessas pesquisas. Dessa forma, o Seminário se torna um espaço para o debate sobre esse cenário de negação do direito à educação de qualidade aos camponeses brasileiros, e em especial da regional Sul da Bahia, por meio da implementação das políticas públicas educacionais.