Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Pró-reitoria de Extensão da UESC

11/04/2014 atualizada em 11/04/2014 13:48

O professor Alessandro Fernandes de Santana é o novo pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual Santa Cruz (UESC). Ele foi empossado pela reitora Adélia Pinheiro com o compromisso de dar continuidade aos programas já existentes, bem como a implantação de novas ações que devam ser norteadas sempre com o Comitê de Extensão, composto por representantes dos  dez Departamentos, respeitando o modelo organizacional binário adotado na UESC.

Segundo o professor Alessandro Fernandes a participação coletiva será importante para que haja a desejada integração entre o ensino e a pesquisa, para que a Universidade continue gerando possibilidades. “Vamos continuar promovendo eventos, aumentando as discussões para atender a todas as expectativas dos Departamentos e as demandas sociais”, disse.

Pensar Salobrinho
Dentre as ações que atualmente estão sendo efetivadas, o Pensar Salobrinho, através do qual a Proex vem construindo um projeto de apoio ao bairro do Salobrinho. A metodologia que está sendo utilizada apoia-se no método dialógico, tendo como base a participação coletiva dos protagonistas do processo que é a população local.  Nessa linha, já foram realizados encontros e oficinas com lideranças do Salobrinho, com o propósito de levantar problemas e buscar soluções. As dificuldades e os problemas foram levantados e sintetizados em documentos.

Agir-LS
Já o programa, denominado Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras da Região Litoral Sul da Bahia (AGIR–LS), reúne diversos projetos e ações e tem como propósito central propiciar meios para qualificar e aperfeiçoar os gestores públicos municipais nas áreas estratégicas para incrementar o desenvolvimento local. Tem como alvo as prefeituras municipais do Território de Identidade Litoral Sul da Bahia. A sua implementação conta com o envolvimento direto da Associação dos Municípios do Sul e Extremo Sul da Bahia - AMURC em conjunto com a UESC e está sendo executado mediante ações dos seus Departamentos, Colegiados e outras unidades.

Fóruns
Através do Programa AGIR-LS foram criados, instalados e colocados em funcionamento, no ano passado, os fóruns Regional de Gestores Municipais de Agricultura e Desenvolvimento (FREADE); de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul (FAEG Sul); Regional de Assistência Social (FRAS); Regional das Secretarias Municipais da Administração do Sul da Bahia ­(FRAMSUL); Regional dos Secretários Municipais e Conselheiros da Educação na área de abrangência da Amurc (FORSEC) e o de Procuradores e Assessores Jurídicos Municipais do Sul da Bahia (FOPROM).

Esses fóruns são regidos por estatutos e ou regimentos construídos e aprovados pelos seus integrantes, responsáveis, também, por elegerem suas coordenações e definirem os trabalhos. Cada fórum se constitui em canal de interlocução privilegiada, através da qual a UESC, a CDS - LITORAL SUL e outras instituições poderão realizar o diálogo, trocar informações, efetuar parcerias.

Revista
O pró-reitor reafirma o propósito de tornar a revista Focando a Extensão, num espaço permanente e privilegiado para que as pessoas que atuam no campo da extensão universitária possam divulgar os seus relatos e experiências vivenciadas. Nesta ótica, a revista otimiza ações que fortalecem a prática educativa e, simultaneamente, incrementa e estimula ações investigativas para completar a formação profissional, mediante exercício de intervenção social.

Alessandro Fernandes de Santana é professor do Departamento de Economia da UESC, graduado em Economia e em Administração pela UESC, Especialista em Economia de Empresas pela UESC, Mestre em Cultura & Turismo pela UESC e Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Ele substituiu o professor Raimundo Bonfim, que nos últimos anos esteve à frente da pró-reitoria.




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web