Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

UESC Amplia Convênios

22/05/2014 atualizada em 22/05/2014 15:07

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) celebrou convênios com instituições de ensino superior de Cuba. Os acordos foram assinados pela reitora Adélia Pinheiro que participou da missão de trabalho e da primeira Conferência Científica Internacional "Ciência, pensamento e ação para um Futuro Sustentável", na cidade de Havana, naquele país, juntamente com os reitores das demais Universidades Estaduais Baianas (UESB, UEFS e UNEB).

O evento foi promovido pela UNESCO, Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia (INSTEC), Academia de Ciências de Cuba e Cyted Rede com o objetivo de promover a troca de experiências entre professores, pesquisadores, profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento sobre ciência e tecnologia no contexto das estratégias de desenvolvimento sustentável, estado atual e perspectivas, integração e participação como pré-requisitos essenciais para o desenvolvimento.

Juntamente com o professor/Dr. Fermin de la Caridad Garcia Velasco, do Departamento de Ciência Exatas e Tecnológicas (DCET) da UESC, a reitora Adélia Pinheiro, renovou e estabeleceu novas oportunidades de colaboração internacional. Alguns convênios foram assinados, também, com as universidades participantes da missão. Dentre os avanços colaborativos alcançados, no caso específico da UESC, foi a renovação do acordo com o INSTEC, que funciona desde 2009, através do qual vêm sendo desenvolvidas atividades cooperativas envolvendo os Programas de Pós-Graduação em Física e Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, e a pós-graduação no INSTEC.

Pré-clínica e farmacologia

Outros entendimentos entre os dirigentes de universidades baianas e cubanas possibilitam aos Departamentos e Colegiados da UESC e das demais instituições de ensino superior estabelecer ações cooperativas científicas e de ensino para formação de profissionais nas áreas de pré-clínica, farmacologia e toxicologia de compostos dirigidos à saúde humana e animal. Intercâmbio de docentes, pesquisadores e especialistas; organização e desenvolvimento de Programas com o Instituto de Geografia Tropical (IGT–CITMA).

A UESC estabeleceu convênio com Centro Nacional para La Producción de Animales de Laboratorio (CENPALAB) visando à formação de pós-graduação; avaliação de produtos e medicamentos; intercâmbio de informações, publicações, pesquisas e outros; intercâmbio de estudantes para realizar pesquisas e treinamentos, bem como a formação de profissionais nas áreas de pré-clínica, farmacologia e toxicologia de compostos dirigidos à saúde humana e animal. Avaliação de produtos e medicamentos; Intercâmbio de informações, publicações, pesquisas e outros; Intercâmbio de estudantes para realizar pesquisas e treinamentos.

Intercâmbios

A UESC e a UNEB estabeleceram parceria com Instituto de Geografia Tropical (IGT–CITMA) para intercâmbio de docentes, pesquisadores e especialistas. Organização e desenvolvimento de programas de formação de pós-graduação. Organização e participação em eventos. Intercâmbio de informações, publicações, pesquisas e material de consulta. O intercâmbio de estudantes para realização de pesquisas. As duas universidades baianas fizeram parcerias em áreas de comum interesse. Intercâmbio de estudantes para realizar pesquisas e treinamentos com a Unión Nacional de Arquitectos e Ingenieros de La Construcción de Cuba, (UNAICC).

Também com o Centro de Investigaciones Psicologicas y Sociológicas (CIPS), a UESC e a UNEB formalizaram parcerias em áreas de comum interesse para o encaminhamento de ações conjuntas que permitam por em prática um programa de formação de dupla titulação nas áreas de Sociologia e Psicologia. Promover eventos em áreas de comum interesse. Propiciar o intercâmbio de professores e alunos para estudo e pesquisa. Propor um convênio Marco de Colaboração entre as duas instituições.

A parceria estabelecida com a Universidad de las Ciencias de Informáticas (UCI) e Instituto Superior de Tecnologías y Ciencias Aplicadas (InSTEC) incluem a UESC, UNEB e UEFS visando o encaminhamento de ações conjuntas que permitam por em prática um programa de formação de dupla titulação nas áreas de Informática. Promover eventos nas áreas de interesse. Propiciar o intercâmbio de professores e alunos para estudo e pesquisa. Propor um Convênio Marco de Colaboração entre as instituições.




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web