Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Reitora da UESC Eleita presidente da Abruem

22/05/2014 atualizada em 22/05/2014 15:08

A reitora Adélia Maria Pinheiro, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), foi eleita presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM); e para vice-presidente, o reitor Aldo Nelson Bona, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). A posse da nova diretoria para um mandato de dois anos ocorrerá em agosto, na sede da Abruem, em Brasília.

A eleição ocorreu durante o 54º Fórum Nacional de Reitores da Abruem, realizada, em Campos do Jordão (SP). A professora Adélia Pinheiro e o seu vice foram eleitos com o compromisso de “dar continuidade a tudo o que já vem sendo feito e, além disso, fazer avançar ainda mais o processo de valorização da Associação e das Instituições a ela filiadas”.

Com as propostas de proporcionar maior inserção da Abruem na pauta dos debates sobre a educação superior no país, as ações serão implementadas no sentido da conquista do financiamento do governo federal às filiadas da Abruem como contrapartida ao esforço dos estados e municípios na ampliação da oferta de ensino superior; o desenvolvimento de ações que fortaleçam a luta das instituições filiadas em defesa da autonomia universitária; a consolidação do programa de mobilidade discente em fase inicial de execução; o apoio ao estabelecimento de uma rede de cooperação mais estreita entre as instituições filiadas; e a ampliação da inserção internacional das universidades filiadas.

A eleição da reitora Adélia Pinheiro surgiu e se fortaleceu ao longo das discussões e encaminhamentos desenvolvidos no Grupo de Trabalho MEC/ABRUEM, constituído com a finalidade de discutir as possibilidades de financiamento do Governo Federal às Universidades Estaduais e Municipais. Na avaliação da reitora, "a grandiosidade do desafio está na valorização do Ensino Superior, especialmente entre as instituições municipais e estaduais, e dar visibilidade à UESC e às demais instituições baianas. Pensando assim, assumimos um desafio ainda maior, qual seja, o de responder pela Presidência da Associação nos próximos dois anos."

Melhorias para o Ensino Superior

No 54º Fórum Nacional de Reitores da Abruem, realizado em Campos do Jordão no inicio deste mês, os reitores das principais universidades públicas estaduais e municipais do país aprovaram uma carta de reivindicações e moções que têm por objetivo promover a melhoria do Ensino Superior e fortalecer a atuação das Instituições públicas.

Entre os itens contidos no documento estão: a inclusão das instituições em programas do Governo Federal; a isenção de cobrança de contrapartida em convênios federais; a ampliação de recursos públicos repassados às municipais e estaduais; a possibilidade dessas Instituições participarem de editais públicos federais e a ampliação de vagas e criação de novos cursos de Medicina.

Foi incluído na carta o compromisso de reivindicar, junto à Frente Parlamentar da Educação e à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, possíveis alterações na Lei Complementar 101 (Lei de Responsabilidade Fiscal). A proposta é que seja feita uma emenda à lei, estabelecendo um limite adequado para os gastos com a folha de pagamentos. A carta de reivindicações e as moções foram subscritas por 37 reitores e serão remetidas pela Abruem aos órgãos responsáveis, nos próximos dias.




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web