Projeto Sétima na Quinta

30/05/2014 atualizada em 30/05/2014 09:05

O Projeto “Sétima na Quinta”, do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que promove a exibição de filmes para a comunidade acadêmica, realiza o Ciclo de Cinema - A luta de classes no cinema, com os filmes “A terra treme”, “Tudo vai bem”, “O Homem que virou suco” e “Eles não usam black tié”. A exibição acontecerá nas quintas-feiras, às 18h30min, no observatório astronômico, localizado no Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas, terceiro andar. A entrada é franca.

Dia 05/06
A TERRA TREME (1948) de Luchino Visconti
Classificação: livre. Duração: 152 minutos

Sinopse: Logo após a Segunda Guerra, num pequeno porto da Catania, uma família de pescadores tenta escapar dos patrões que os exploram. O filme não conta com atuação de nenhum ator profissional. Os personagens são interpretados pelos próprios pescadores da região. Filme encomendado pelo Partido Comunista Italiano ao diretor Luchino Visconti.

Dia 07/08
TUDO VAI BEM (1972) de Jean-Luc Godard
Classificação: livre. Duração: 95 minutos

Sinopse: O filme concentra-se numa greve de uma fábrica de linguiças, testemunhada por uma repórter americana e o seu marido francês, que é diretor de cinema. Filme com fundo Marxista e muito Brechtiano em suas qualidades formais. O cenário da fábrica possui um corte transversal no edifício que permite uma câmara sobre o “carrinho dolly”, teoricamente atravessando as paredes. Esta técnica faz a fábrica parecer uma fazenda de formigas, que serve de ordem do dia para o Movimento Marxista.

Dia 14/08
O HOMEM QUE VIROU SUCO (1979) de João Batista de Andrade
Classificação: 16 anos. Duração: 90 minutos

Sinopse: Deraldo (José Dumont), poeta popular do Nordeste, chega a São Paulo sobrevivendo apenas de suas poesias e folhetos. Tudo vai muito bem até ele ser confundido com um operário de multinacional, que matou o patrão em uma festa onde recebeu o título de operário símbolo. Deraldo é perseguido pela polícia e perde sua identidade e condição de cidadão.

Dia 21/08
ELES NÃO USAM BLACK TIE (1981) de Leon Hirszman
Classificação: 16 anos. Duração: 121 minutos

Sinopse: Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião (Carlos Alberto Riccelli) e sua namorada Maria (Bete Mendes) decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar. O filme conta com a atuação de Fernanda Montenegro interpretando a mãe do operário Tião.