Missão da ABRUEM na França – Encerramento

09/06/2014

A comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) visitou a Universidade de Bordeaux II ­ Victor Segalen, na ultima sexta-feira, dia 06 de junho, encerrando as atividades oficiais da Missão de reitores brasileiros na França. A delegação da qual faz parte a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, foi recebida pelo Reitor Prof. Manuel Tunon da Lara, pelo Vice­Reitor de Relações Internacionais, Prof. Vincent Dousset, pela Diretora do Escritório Internacional, Sra. Véronique Debord­Lazaro, acompanhados de Pedro Santiago, do Escritório de Cooperação Internacional e Camile Cholet do Escritório de Mobilidade Internacional para as áreas médicas e de ciências sociais.

Na reunião na Universidade de Bordeaux, participou o presidente da CAPES, Prof. Jorge Guimarães, que relatou os programas de sucesso entre o Brasil e a França, assim como as perspectivas para o futuro e os desafios para a internacionalização das nossas universidades. O Reitor Prof. Manuel Tunon deu as boas-vindas a todos e relatou um pouco da história da Universidade de Bordeaux, que foi criada em 1441 e, atualmente, faz parte das instituições de excelência da França. Isso faz com que obtenha uma série de benefícios governamentais e mantenha em alta a competitividade por recursos europeus e mundiais.

O Prof. Vincent Dousset destacou a importância de vivermos de fato o mundo globalizado e de nos aproximarmos o máximo possível por meio dos programas de cooperação para que possamos otimizar a pesquisa em todos os campos em benefício da comunidade global. Relatou a presença no campus II de alunos brasileiros, em especial de medicina, já há muitos anos, sendo que com o programa brasileiro Universidade Sem Fronteiras, o número de alunos vem aumentando significativamente. Dousset também apresentou as belezas naturais, culturais e históricas da região de Bordeaux e a produção do seu mais tradicional produto, o vinho Bordeaux. Falou sobre o futuro da cidade e da Universidade, e de sua estrutura atual, que conta com 50 mil alunos, sendo 6 mil deles estrangeiros, com 550 milhões de euros de orçamento anual.

Na sequência, a Dra. Claire Le Henaff, Coordenadora de Relações Internacionais das Ciências dos Alimentos, Sr. Mathieu Breton­Zamarreño, do Escritório de Relações Internacionais e Sra. Marie­Odile Vasconcelos expuseram as formas de cooperação existentes e as possíveis adaptações nos programas da Universidade. A Universidade Victor Segalen é uma das quatro universidades em Bordeaux, juntamente com Bordeaux I, Michel de Montaigne-Bordeaux III e Montesquieu Bordeaux - IV e IV em Aquitaine (com a Universidade de Pau et les Pays de l'Adour), dando continuidade a uma tradição universitária na cidade de mais de 600 anos. Os principais focos são a medicina, vida e ciências humanas.