V Jornada do GPEMAC/GPEMEC

07/07/2014

O Grupo de Pesquisa da Matemática em Ambiente Computacional (GPEMAC) e o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC) do Departamento de Ciência Exatas e Tecnológicas (DCET) promovem a V Jornada do GPEMAC/GPEMEC, que será realizada no dia 22 de agosto, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

De acordo com o Prof. Dr. Afonso Henriques, "esta jornada é um espaço para levarmos ao alcance de todos os trabalhos realizados por estes dois grupos de pesquisa, por conseguinte, as portas para a vinda de todos até nós. A Jornada do GPEMAC/GPEMEC vem se consolidando como um evento de importância fundamental em nossas atividades acadêmica".

O evento vem contando com uma expressiva participação do publico alvo, em especial os alunos de graduação em Matemática da UESC, professores de matemática do ensino médio e fundamental de várias cidades da área de abrangência da Universidade, bem como de visitantes provenientes de outros estados.

O professor Afonso Henriques explica que "o GPEMAC é um grupo que vem desenvolvendo estudos abrangentes no âmbito de ensino e aprendizagem da Matemática, com ênfase na utilização de ferramentas tecnológicas de grande dominância na sociedade, e os computadores com os respectivos solftwares. Já o GPEMEC desenvolve pesquisas e extensão que envolvem teorias e práticas no âmbito do ensino e da aprendizagem da Matemática, principalmente no que diz respeito no desenvolvimento de sequências de ensino, materiais didáticos que possibilitam a troca de experiências e disseminação dos resultados das pesquisas e estudos realizados."

Entre os palestrantes, o Prof. Dr. Gildson Queiroz de Jesus com experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos temas: Teoria de Controle e Filtragem de Sistemas Dinâmicos; a Prof.ª Dra. Larissa Pinca Sarro Gomes, pesquisadora na área de História da Educação Matemática; e o doutor e livre docente Marcelo de Carvalho Borba (UNESP, Rio Claro, SP) é coordenador do grupo de pesquisa GPIMEN, desenvolve pesquisas em Educação Matemática nas áreas de EaD online, modelagem, tecnologias digitais, metodologia de pesquisa qualitativa e performance matemática digital.