Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira

31/07/2014

A Universidade Estadual Santa Cruz (UESC) – sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Fernanda Jordão Guimarães do Departamento de Ciências Biológicas (DCB), em parceria com o Instituto Superior de Sustentabilidade (ISUS) e a Bahia Mineração (BAMIN), realiza o Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira visando implementar um sistema de monitoramento pesqueiro participativo junto aos pescadores das comunidades costeiras e estuarinas.

Iniciado em outubro de 2013, o programa se estende até novembro de 2014 com o objetivo de retratar as pescarias nos municípios de Ilhéus, Serra Grande e Itacaré. Para isso, foram estabelecidas quatro linhas de ação que priorizam a participação dos atores sociais envolvidos com a pesca local: 1) Perfil Social - visa caracterizar social e economicamente os atores da atividade pesqueira; 2) Tráfego de Embarcações - tem por finalidade monitorar as embarcações na região norte de ilhéus, bem como a presença de cetáceos e tartarugas-marinhas na mesma área; 3) Controle de Desembarque - visa determinar de que forma é realizada a pesca, a quantidade de embarcações, os tipos de pescado, a produção pesqueira, a Captura por Unidade de Esforço (CPUE), o valor dos pescados e a cadeia comercial da pesca; 4) Banco de Dados - integrará todas as variáveis coletadas e possibilitará a compreensão real da dinâmica pesqueira na região.

Para obter um retrato mais verídico e detalhado das pescarias realizadas na região, foram incorporadas diversas ações participativas no programa, como a realização de oficinas de sensibilização e reuniões de integração, além da inclusão de 38 monitores das comunidades na equipe técnica para a realização da coleta de dados nos desembarques pesqueiros. Abrangendo 18 locais de desembarque nos Municípios de Ilhéus, Serra Grande e Itacaré, os monitores atuam em conjunto com 15 estagiários dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Ciências da Computação, Comunicação Social e Geografia. Também integram a equipe técnica do projeto cinco docentes da UESC.

Segundo a professora Fernanda, “a participação da comunidade pesqueira e os critérios científicos adotados na metodologia são essenciais para um programa desta magnitude e importância, em que se tem a previsão de coleta de dados de mais de 7.000 desembarques pesqueiros e 9.000 entrevistas de arte de pesca, entre outros elementos característicos da atividade pesqueira na região”.

Além do monitoramento da atividade pesqueira, a BAMIN e a UESC realizam atualmente o monitoramento de sólidos em suspensão e pluma de sedimentos no litoral norte de Ilhéus e Serra Grande.  As pesquisas são fruto de parceria firmada entre a Bahia Mineração e a Universidade com o objetivo de criar projetos de promoção ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região, como a realização do Inventário Turístico de Ilhéus e Itacaré, os Indicadores de Sustentabilidade da Atividade Turística de Ilhéus, Itacaré e Uruçuca, e  o Diagnóstico Mercadológico Participativo.