Termo de Cooperação em Benefício à Mata Atlântica

15/08/2014 atualizada em 15/08/2014 10:58

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) assinou termo de cooperação com a Universidade de Yale - EUA, tendo como foco a parceria em atividades vinculadas às florestas, pesquisa e alternação de pessoas na temática “Florestas e Mata Atlântica”. O convênio foi oficializado durante o almoço ocorrido, com a presença de reitores de outras Instituições, Instituto Arapyaú e Floresta Viva, durante o III Encontro Internacional de Reitores - Universia, em julho.

A reitora da UESC, Adélia Pinheiro, lembra que a "Universidade vem trabalhando, mas precisa ampliar as atividades em torno da temática Mata Atlântica e Florestas. O termo de cooperação com a Universidade de Yale - EUA tem esse objetivo. É através dos grupos de pesquisa já instalados e dos programas de pós-graduação com interface nas temáticas de Florestas e Mata Atlântica, que daremos segmento às atividades em parceria. Cabe destacar - ressalta a reitora - que essa ação é uma estratégia da UESC e envolve um conjunto de parceiros como o Instituto Arapyaú, que contribuiu para que fosse possível o estabelecimento de cooperação, do Instituto Floresta Viva."

Participaram do ato de assinatura além dos reitores Adélia Pinheiro da UESC e Peter Salovey da Universidade de Yale, o professor Ronan Xavier e os professores Ruy Rocha e Jorge Chiapeti que compreendem, também, o Instituto Floresta Viva e o diretor executivo do Instituto Arapyaú, Júlio Moura. Participaram cerca de vinte pessoas, dentre elas o pesquisador Daniel Pianto que concluiu o doutorado na Escola de Florestas de Yale e é importante articulador assim como o professor Marcelo Mielke.