Adélia Pinheiro é Presidente da ABRUEM

15/08/2014 atualizada em 15/08/2014 11:37

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Prof.ª Adélia Pinheiro, foi empossada na presidência da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), em Brasília ­ DF, para um mandato de 2014 a 2016. Adélia tem como vice-presidente o reitor Aldo Nelson Bona, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Paraná.

Adélia Pinheiro e Aldo Bona foram eleitos por aclamação, em pleito realizado no dia 08 de maio, durante o 54º Fórum Nacional dos Reitores da ABRUEM, em Campos do Jordão, São Paulo. A chapa foi aclamada com o compromisso de dar continuidade ao que já vinha sendo realizado e fazer avançar ainda mais o processo de valorização da ABRUEM e das instituições filiadas.

Entre as propostas para a gestão destacam-se a maior inserção da ABRUEM na pauta dos debates sobre a educação superior no país; a conquista do financiamento do governo federal às filiadas da ABRUEM como contrapartida ao esforço dos estados e municípios na ampliação da oferta de ensino superior; o desenvolvimento de ações que fortaleçam a luta das instituições filiadas em defesa da autonomia universitária; a consolidação do programa de mobilidade discente em fase inicial de execução; o apoio ao estabelecimento de uma rede de cooperação mais estreita entre as instituições filiadas; e a ampliação da inserção internacional das universidades filiadas.

A reitora Adélia Pinheiro assume o cargo de presidente em substituição ao reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Carlos Fernando de Araújo Calado, que foi eleito vice-presidente em 2012, na chapa que tinha como presidente o reitor João Carlos Gomes, da UEPG. Em outubro de 2013, Carlos Calado ascendeu à presidência em razão da nomeação do reitor João Carlos Gomes da UEPG, para a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), do estado do Paraná.

Participaram compondo a mesa da solenidade, Alexandre Medeiros de Figueiredo, Diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde - Ministério da Saúde; Armando Zeferino Milioni, Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Nildo Quilombo, representando o Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner; Vinícius Ximenes, representando o Secretário da Educação Superior, Paulo Speller; Márcio de Castro Silva Filho, Diretor de Programas e Bolsas da Capes; Wenceslau Augusto dos Santos Junior, Vice-Prefeito da cidade de Itabuna-BA; e o Reitor Carlos Fernando Calado - UPE.

Leia o discurso de posse da Prof.ª Dra. Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro para a Presidência da ABRUEM - Gestão 2014-2016