X Seminário Nacional ABC na Educação Científica

09/09/2014 atualizada em 09/10/2014 12:58

Nesta quinta-feira(9) e sexta-feira(10), a Academia Brasileira de Ciências - ABC, está promovendo o X Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica, na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, em Ilhéus, na Bahia. Desenvolvido pela ABC e instituições parceiras desde 2001, este é o mais antigo programa brasileiro, em execução contínua, que tem como foco a promoção e o fortalecimento do ensino de ciências no país.

Ao longo de mais de uma década, o Programa ABC na Educação Científica viveu histórias de sucesso e desafios, através das quais buscamos tirar aprendizado para construir o futuro, sempre tendo como horizonte a melhoria da educação no Brasil, em especial, no que diz respeito ao ensino de ciências.

De acordo com a professora Dra. Viviane Briccia do Nascimento, organizadora do evento, "nesta edição do Seminário Nacional, que está sendo realizado no auditório do Edifício José Haroldo Castro Vieira, na UESC, além de desenvolver reflexões a respeito do ensino de ciências no contexto educacional brasileiro, os participantes estão discutindo perspectivas metodológicas para essa área, bem como diferentes experiências desenvolvidas no Brasil e exterior." O Seminário também está oferecendo oficinas, promovendo a oportunidade de se conhecer melhor a metodologia ECBI (Ensino de Ciências Baseado na Investigação).

Estão participando professores e coordenadores pedagógicos da Educação Básica, pesquisadores em Ensino de Ciências e alunos das diversas licenciaturas de vários estados brasileiros. Além das oficinas "Centro de Massa", "Ambiente e Saúde", "Construindo e viajando pelo Sistema Solar", "Da definição de um tema de ensino ao planejamento de uma atividade investigativa", "O uso da Literatura Infantil como elemento de contextualização para uma abordagem investigativa das Ciências na Educação Infantil" e a "Atividade investigativa: da definição de um problema ao planejamento das ações", Também as conferencias "Ensino de Ciências no Contexto Educacional Brasileiro" com o professor Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA/ABC); "Trabalhando a Investigação no Ensino de Ciências" com a professora Lúcia Helena Sasseron (Faculdade de Educação/ USP) e "A Experiência do Programa ABC na Educação Científica" com o professor Diogenes Campos.

www.xseminarioabcilheus.blogspot.com.br.