Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

UESC já conta com "Um lugar para ler"

24/09/2014 atualizada em 24/09/2014 15:59

"A iniciativa da Editus, inclui toda comunidade acadêmica. A leitura é um processo de contínuo aprendizado, ajuda a desenvolver a reflexão e o espírito crítico e é fonte inesgotável de temas para melhor compreender a si e ao mundo", frisou a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Adélia Pinheiro, ao abrir o primeiro armário do Projeto "Um lugar para ler". O projeto da Editora da UESC, com o apoio da TV Santa Cruz, é uma proposta de incentivo à leitura e divulgação das produções dos autores regionais.

Com o Projeto alunos, professores e servidores terão um motivo a mais para aproveitar os espaços do campus. Os banquinhos e mesas, usados para o bate-papo entre amigos e para momentos de estudo, ganharam um colorido especial com plotagem indicativa. O leitor poderá pegar um livro da Editus, em armários instalados no térreo dos Pavilhões Adonias Filho e Jorge Amado e Edifício José Haroldo Castro Vieiras (Torre Administrativa) e escolher um lugar para curtir a leitura.

A professora Rita Virgínia, diretora da Editora da UESC, enfatiza que "para que outras pessoas também possam desfrutar desta oportunidade, é importante o cuidado com o manuseio dos livros e que eles sejam colocados de volta em um dos armários após a leitura. Como também, a importância de conservar os adesivos que deram uma nova cara para os bancos e mesas do Campus. O apoio de todos é fundamental. O leitor poderá contribuir com o Projeto, por meio da doação de livros, desde que estejam em bom estado de conservação e que sejam de interesse do público." destaca Rita Virginia.

Citando Daniel Pennac "o verbo ler não suporta o imperativo. Aversão que partilha com alguns outros: o verbo “amar”... o verbo “sonhar”... bem, é sempre possível tentar, é claro. Vamos lá: “Me ame!” “Sonhe!” “Leia!””, a coordenadora do Comitê local do Proler, Prof.ª Glória de Fátima, destacou os direitos imprescritíveis do leitor: 1) O direito de não ler; 2) O direito de pular as páginas; 3) O direito de não terminar de ler o livro; 4) O direito de reler; 5) O direito de ler não importa o quê; 6) O direito ao “bovarysmo” (doença textualmente transmissível); 7) O direito de ler não importa onde; 8) O direito de “colher aqui e acolá”; 9) O direito de ler em voz alta; 10)O direito de se calar.

Para professora Élida Paulina Ferreira, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, falando como usuária, "alguém acostumado a ler sabe onde buscar respostas para suas dúvidas e como se atualizar. O projeto da Editus é fundamental para toda comunidade". Já a professora Maria Luíza Nora lembrou que "o ato de decifrar ou interpretar bem o sentido das coisas ajuda a formar seres pensantes, preparados para a vida. Isso é possível através da boa leitura", e destacou os livros do professor Ruy Póvoas recomendando Da porteira para fora: mundo de preto em terra de branco, como uma das grandes opções do armário instalado na portaria da Torre Administrativa.




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web