Feira do Livro da UESC e Encontro Regional do Proler

29/10/2014 atualizada em 29/10/2014 12:00

De 20 a 24 e outubro, a Universidade Estadual de Santa Cruz sediou a 2ª Feira Universitária do Livro e o XI Encontro Regional do Proler. Repletos de atrações voltadas para o incentivo à formação do leitor e à promoção de políticas públicas de leitura, os eventos cumpriram os seus principais objetivos, por meio de uma vasta programação, composta por conferências, palestras, oficinas, atividades culturais e debates.

Como parte da programação, o seminário comemorativo dos 10 anos da TV UESC, dia 20, reuniu, além de professores e estudantes, o professor Arlindo Machado (PUC/SP e USP) e o roteirista Fernando Mozart (TV Brasil e Oi Kabum) para discutir acerca da importância e dos trabalhos que devem direcionar uma TV Universitária.

Na Abertura Oficial do Encontro do Proler, que teve como tema “Por uma cidade iluminada: livros são luzes”, dia 21, os professores Fabiano Piuba (diretor do Livro, Leitura e Literatura, do Ministério da Educação) e João Vanderlei Moraes (diretor do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura da Bahia - SECULT- BA) debateram sobre políticas públicas para o setor. No mesmo dia, na Abertura da Feira do Livro, à noite, a jornalista Camila Oliveira mediou o bate-papo entre a Prof.ª Tânia Rösing, idealizadora das Jornadas Literárias de Passo Fundo e do Prêmio Passo Fundo Zaffari e Bourbon da Literatura, e a Prof.ª Tica Simões, doutora em Estudos Portugueses, comendadora da Ordem do Ensino Público de Portugal e consultora para assuntos literários e culturais.

Na oportunidade, houve também o lançamento de vinte e sete livros, publicados pelas Editus – Editora da Uesc – neste último ano. Entre alguns dos títulos lançados na Feira está Ensaio sobre Fenomenologia – Hurssel, Heidegger e Merleau-Ponty, organizado pelo professor Antonio Balbino Marçal Lima, que ministrou junto com outros pesquisadores um curso, sobre a mesma temática da obra, durante todas as noites da Feira.

Os eventos também foram marcados pelas oficinas que movimentaram as conversas sobre a relação da leitura com outras linguagens e a importância do ato de ler. Audiovisual, Rádio, Teatro, Literatura, Filosofia, entre outros, foram algumas das temáticas abordadas nas oficinas. Também durante a semana, o público contou com edições especiais do projeto Sétima na Quinta, coordenado pelos professores Alejandro Javier (DCET) e Adolfo Neves (DFCH). Em cartaz, estiveram algumas produções cinematográficas adaptadas da literatura. Além disso, um sarau poético em homenagem ao escritor Adonias Filho e a Fanfarra Guerreiros da Bahia mobilizou o público do evento.

Nelson Pretto, doutor em Comunicação pela USP e professor da Faculdade de Educação da UFBA, também esteve na Feira, integrando a programação da XIV SINFORM (Semana de Informática) da UESC. Na ocasião, falou de democratização do acesso ao conhecimento e sobre o marco civil da internet. Pretto participou do lançamento do projeto Editus Digital, que integra dois espaços: a página que disponibiliza livros digitais para downloads gratuitos e o Portal de Periódicos da Uesc, que têm como objetivo a publicação das revistas científicas da instituição.

Ainda na programação aconteceu o encerramento do Projeto Lápis na Mão, da TV Santa Cruz, quando a Editus premiou os vencedores do concurso na cerimônia que reuniu estudantes e professores do sul e extremo sul baiano.

O encerramento do evento, no dia 24, contou com a presença do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes Filho, no lançamento do livro Estudos sobre o Direito Constitucional Contemporâneo, organizado pelos professores Dircêo Torrecillas, Ives Gandra e Carlos Valder do Nascimento.

O evento contou com a parceria do Ministério da Cultura, SECULT-BA, Fundação Biblioteca Nacional, Prefeitura Municipal de Itabuna - Secretaria de Educação, Prefeitura Municipal de Ilhéus-Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, FICC, DIREC-6 e DIREC-7 e com o apoio da RFID, Editora Atlas, Canal Futura, TV Santa Cruz e Rádio Bahia FM.