XXII Conselho de Reitores da Universia Brasil

06/11/2014

A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Prof.ª Adélia Pinheiro, participou do XXII Conselho de Reitores da Universia Brasil ocorrido nesta quarta-feira, em São Paulo, juntamente com os principais reitores e dirigentes das instituições de Ensino Superior do País.

Na abertura do encontro, o presidente do Banco Santander no Brasil, Jesus Zabalza, lembrou a importância de Emilio Botín, presidente mundial do Banco Santander que morreu em setembro passado, aos 79 anos, vítima de um ataque cardíaco. Na sequência, apresentou-se o diretor-geral da Divisão Global do Santander Universidades, José Antonio Villasante. “Em 17 anos, criamos uma relação estratégica e de confiança com as universidades. Ao todo são 1.152 convênios de colaboração em 20 países com investimento de meio milhão de euros e ofertas de mais de 22 mil bolsas de estudos”, contou Villasante.

O conselheiro delegado da Universia, Jaume Pagès, informou que a rede Universia intermediou 2,9 milhões de emprego de jovens universitários entre 2001 e 2013. “Foram 7,2 milhões de vagas de emprego publicadas por 98.680 empresas. Este ano, 98.680 empresas publicaram com a ajuda da Universia 2.172.685 vagas”, contou. Também apresentou os resultados da plataforma de cursos online Miríada X. “Ao todo são 172 cursos de universidades iberoamericanas com 961.627 inscritos. Até o momento, 114.502 pessoas já finalizaram os cursos”, contou. Em seguida, o diretor-geral da Universia Brasil, Luís Cabañas apresentou as atividades locais da Universia Brasil realizadas no ano de 2014. “Temos o compromisso em ajudar os estudantes de todo o País a entrar na universidade e conseguir o seu primeiro emprego”, garantiu.

Por fim, o ex-reitor da Universidade de Salamanca e assessor da Presidência para Assuntos de Universidades, Ignácio Berdugo, mostrou os resultados do III Encontro Internacional de Reitores, realizado em julho passado no Rio de Janeiro, que estão documentados na Carta Universitária do Rio 2014. Segundo Berdugo, as universidades se comprometeram a trabalhar 10 questões-chave a respeito do futuro das universidades e da Educação Superior. “São elas: a consolidação do Espaço Ibero-americano do Conhecimento (EIC); a responsabilidade social e ambiental da universidade; a melhoria da informação sobre as universidades ibero-americanas; a atenção às novas expectativas dos estudantes; a formação continuada dos professores e o fortalecimento dos recursos docentes; a garantia de qualidade do ensino e sua adequação às necessidades sociais; a melhoria da qualidade da pesquisa; a transferência de seus resultados e a inovação; a ampliação da internacionalização e das iniciativas de mobilidade; a utilização plena das tecnologias digitais; e a adaptação a novos esquemas de organização, governo e financiamento”, concluiu anunciando que o próximo Encontro Internacional de Reitores Universia será realizado em 2018, em Salamanca - Espanha.