Semana de Comunicação da UESC

20/11/2014

De 10 a 14 de novembro, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) sediou a 10ª edição da Secom, a Semana de Comunicação, oportunidade na qual estudantes, professores e convidados compartilharam momentos intensos de aprendizado. As experiências vivenciadas giraram em torno da temática central “Entre nós e redes: a materialidade na comunicação”, a partir das mídias convergentes e das possibilidades oferecidas pelas narrativas transmídia.

Para isso, os minicursos, oficinas, debates e palestras falaram sobre as diversas áreas do audiovisual, desde a criação de um roteiro à construção de um cenário. O evento reuniu nomes como Eugênio Trivinho (PUC - SP), Michele Akemi (Rádio Jovem Pan - Taubaté - SP), Marcelo Kischinhevsky (UERJ – RJ), Ítala Maduell (PUC – RJ), Mirna Tônus (UFU – MG), Leonardo Castro Gomes (UFPE e PUC-PE), Mila Goudet (Unip e PUC – SP), Lucimara Rett (Unip e UFRN) e Felippe Thomaz (UFBA).

A mesa “Repensando o Mercado de Trabalho - Caminhos da Comunicação na Convergência Midiática” problematizou os limites, desafios e perspectivas profissionais, com as presenças dos ex-estudantes de Rádio e TV da UESC Andreza Mota, Érika Cotrim, Henrique Filho, Adana Matos, Victor Aziz e Cristine Santana.  A participação de ex-alunos do curso, que já atuam no mercado e na academia, repercutiu positivamente e trouxe para quem ainda está na graduação a dimensão do que pode se esperar com a conclusão do curso. Henrique Filho, da produtora Voo Audiovisual, foi um desses destaques. Na abertura, houve a exibição do seu curta, O Filme de Carlinhos, que já está participando de vários festivais pelo país.

Um dos grandes destaques da Secom também ficou por conta da transmissão online, que permitiu que as palestras e mesas do evento fossem veiculas ao vivo pelo YouTube. A ação foi viabilizada por professores e estudantes ligados à Rádio UESC. Além da transmissão, várias entrevistas compuseram os vídeos que estão disponíveis na internet, multiplicando ainda mais o conhecimento difundido na semana. Para saber de mais detalhes da Secom 2014, acesse o blog, a página no Facebook ou o canal no YouTube.