UESC Adota Planejamento Anual de Compras

26/11/2014

A UESC iniciou a operacionalização, a partir dessa segunda-feira (24), do seu Programa de Planejamento Anual de Compras, para a aquisição de bens permanentes e de consumo para uso da comunidade interna. A partir de agora, todos os setores planejarão as suas demandas de bens permanentes e de consumo sempre para o período de 12 meses.

Com essa visão macro da demanda, os setores de compras e licitações (Semat/Selic) poderão programar-se com maior precisão e menor custo financeiro e operacional nas suas aquisições junto aos fornecedores. Da mesma maneira, o almoxarifado central (Almox) manterá os seus estoques sempre atualizados, principalmente quanto aos bens de consumo. E, gradualmente, ao longo do período, irá atendendo às requisições de sua clientela.

Implementado pela Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PROAD), o novo sistema tem o aprove-se da Reitoria da Universidade pelo que representará em termos de economia de custos financeiro e operacional e de racionalização de demandas, critérios essenciais ao bom desempenho do serviço público. Refletirá em economia de recursos, inclusive humanos, redução de custos nos processos de compra junto aos fornecedores da UESC, enfim, alcançar a excelência no atendimento às demandas da instituição. A equipe da PROAD prestou esclarecimentos sobre o assunto em uma série de reuniões por todo mês de novembro.

A operacionalização do Planejamento de Compras está sendo implantada versão atualizada do SCP (Sistema Controle de Processos). O novo SCP visa criar condições para um atendimento mais racional e eficiente das requisições emitidas pelos diversos setores da Universidade. Visando qualificar os servidores responsáveis pela emissão das requisições, a Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), responsável pela elaboração e informatização da versão nova do SCP, está realizando treinamentos.  Como a operacionalização de todo processo novo suscita dúvidas, estas poderão ser dirimidas pela UDO, ramal 5034 (Emanuel).

Além disso, as informações pertinentes estão disponíveis no site da UESC no link da PROAD. Eventuais dúvidas podem ser dirimidas com a equipe da PROAD, incluindo setores com Gerad, Semat e Selic.