Editus Finaliza o Ano com Muitas Novidades

10/12/2014 atualizada em 11/12/2014 09:54

O fim de ano está próximo e a Editus - Editora da Uesc - tem muitos motivos para comemorar. A editora vai fechando 2014 com mais de 25 livros lançados em diversas áreas e mais alguns em processo de finalização. Só na área de literatura infanto-juvenil foram sete títulos, com destaque para a primeira publicação em Braille e fonte ampliada. O projeto do livro A viagem, escrito pelo médico Leônidas Azevedo Filho, teve o apoio técnico da Fundação Dorina Nowill para Cegos e representou um desafio para a equipe da Editora, abrindo portas para outros projetos da mesma natureza. A Editus planeja publicar títulos em Braille para adultos.

Já o catálogo de Direito ganhou mais quatro livros, três deles integrando a "Série Estudos de Direito Público", iniciada no ano passado. O autor dos volumes, o professor Carlos Valder do Nascimento, também lançou o livro "Estudos sobre o Direito Constitucional Contemporâneo", organizado com os professores Dircêo Torrecillas e Ives Gandra em homenagem ao Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. O acervo de literatura também cresceu e traz mais publicações do autor Jorge Araujo e do professor Ruy Póvoas, além da estreia das professoras Rita Lírio de Oliveira e Neuzamaria Kerner no elenco de escritores da Editus. Em verso ou em prosa, os livros expressam a riqueza da história e da cultura brasileira e regional.

A valorização da história e da cultura do país também é central no livro "Marchas Brasileiras", onde o professor e historiador Luiz Américo Lisboa Junior reúne mais de mil letras de uma das mais genuínas expressões da música popular. Já sobre a região, destacam-se as mais recentes obras da Editora nas áreas de economia, sociedade e geografia local. Livros que tratam do capital humano e acadêmico-cultural da região cacaueira, de aspectos econômicos das cidades de Itabuna e Ilhéus e da riqueza social e ambiental de lugares como o Rio das Contas ampliam seu já extenso catálogo de publicações.

Para os leitores da área de saúde e filosofia, mais livros novos estão disponíveis, desta vez trazendo a fenomenologia como tema e um amplo estudo sobre a construção social da aprendizagem em saúde mental e saúde da família. Os títulos foram organizados por professores da Universidade em parceria com profissionais de outras instituições.

E não acaba por aí. No Editus Digital, espaço para download gratuito de livros hospedado na página institucional www.uesc.br/editora, o público ganhou novas leituras e mais novidades: além dos trabalhos que migraram do impresso para a web, o leitor encontrará produções feitas exclusivamente para o formato eletrônico, como os livros sobre o ambiente computacional e estatístico "R".

E para 2015, a Editus planeja ainda mais notícias boas. Até lá, o público pode conferir os lançamentos deste ano na livraria da Editora, localizada na Biblioteca Central, no centro de Arte e Cultura da UESC. Vendas e pedidos também são feitos pelo e-mail vendas.editus@uesc.br e pelos telefones 73 3680-5276 e 73 3680-5240. O catálogo completo de publicações pode ser consultado no http://www.uesc.br/editora e no Catálogo Unificado da Abeu. Na página Editus -Editora da Uesc, no Facebook e na galeria de lançamentos editusuesc.tumbrl.com,  o leitor sempre encontra novidades.