Novo Mestrado na UESC

29/12/2014

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou no dia 22 de dezembro o curso de Mestrado na área de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A proposta de número 1856/2014 refere-se ao Mestrado Acadêmico na área de Neurologia e terá o corpo docente composto por 11 professores permanentes para 20 mestrandos.

No parecer, a comissão de Área da Medicina II da Capes declarou ter encontrado subsídios para afirmar que existe apoio institucional suficiente para o êxito da proposta, além de condições de infraestrutura adequada para o desenvolvimento das atividades do curso. “A proposta do curso está organizada de forma multidisciplinar direcionadas aos aspectos do processo saúde-doença que está estruturada e uma área de concentração em Ciências da Saúde e duas linhas de pesquisa Saúde Mental, Álcool e outras Drogas e Indicadores do processo Saúde-Doença e Agravos. A proposta e a matriz curricular foram consideradas adequadas e com condições de prover uma formação apropriada para os objetivos do curso”.

A reitora Adélia Pinheiro comemorou a conquista afirmando que “a implantação do primeiro mestrado da UESC na área da saúde é resultado da política de qualificação de docentes e apoio à pesquisa, bem como a busca de alcance da meta institucional de oferta de oportunidade de formação em mestrado em todas as grandes áreas de conhecimento. Comemoramos a aprovação obtida e compartilhamos com a comunidade acadêmica, atendendo um antigo anseio da comunidade externa”.

O curso foi aprovado com a nota 3  e a comissão de avaliação  composta pelos professores Arnaldo Lopes Colombo da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Paulo Hilário Saldiva e  Aluisio Augusto Cotrim, Universidade de São Paulo (USP); Geraldo Brasileiro Filho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Marcia Keske-Soares, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); EryvaldoSocratesTabosa do Egito, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Sandra Regina Salvador Ferreira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) fundamentou destacando que “a proposta foi elaborada de modo consistente no tocante à justificativa, objetivos e articulação das linhas de pesquisa que a suportam. A matriz curricular proposta é coerente com os objetivos do curso e o corpo docente demonstra forte potencial para a formação de recursos humanos pós-graduados e produção científica qualificada. Acresce-se o fato de que a estruturação do curso poderá contribuir para nucleação de novo centro formador de recursos humanos para a docência de ensino superior e para a pesquisa em área atualmente carente de tal infraestrutura”.

Dirigindo-se aos docentes a professora Rozemere Cardoso de Souza declarou que “a aprovação da nossa proposta de Mestrado em Ciências da Saúde é o resultado do esforço conjunto em busca do melhor para o Departamento e a Universidade. Agradeço a Deus e a todos os envolvidos! Valeu a confiança e o apoio na realização desse sonho. Com certeza nossa trajetória de implantação e consolidação será de excelência!”.