Parceria UESC, UFBA e SEMA Realizaram Evento

05/02/2015

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (SEMA), realizaram no período de 15 a 19 de dezembro de 2014, na UFBA, o I Curso de Valoração Econômica dos Recursos Naturais. Direcionado aos técnicos dos órgãos que integram o SISEMA (Sistema Estadual do Meio Ambiente), o curso teve como objetivo apresentar e debater as metodologias de valoração.

O curso também contou com o apoio do Projeto TEEB Regional e Local, iniciativa para integração dos serviços ecossistêmicos ao planejamento regional e local. O Projeto TEEB vem sendo executado por meio de uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) e a Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

Valoração Econômica de Recursos Naturais - O mundo contemporâneo enfrenta o desafio de usar os recursos naturais de forma sustentável, sem comprometer o equilíbrio dos processos ecológicos no longo prazo, de forma a garantir a sua disponibilidade para as futuras gerações. A natureza nos oferece uma série de serviços ambientais, como a água e o ar que respiramos, além das florestas e ecossistemas naturais que ajudam a regular o clima, fundamental para tornar habitável o nosso planeja.  Contudo, uma boa parte destes serviços constituem bens de uso comum e, por isso, nunca são adequadamente valorados.

A valoração econômica é uma estratégia adotada para fornecer informações sobre os custos e benefícios monetários associados à conservação dos sistemas naturais. Esse marco conceitual não tem por objetivo dar preços, mas sim estimar o valor econômico da perda ou conservação dos serviços ecossistêmicos de modo a fornecer argumentos adicionais para a definição de estratégias e políticas sustentáveis, demonstrando assim a importância do capital natural para a economia do país.