Professor da UESC Coordena Edição Especial do Periódico

26/02/2015 atualizada em 26/02/2015 11:50

O professor Roque Pinto, adjunto do Departamento Filosofia e Ciência Humanas (DFCH) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), juntamente com os professores Xerardo Pereiro Pérez, da Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro (Portugal) e Javier Hernández-Ramírez, Universidad de Sevilla (Espanha) são os coordenadores do número especial do periódico "Pasos. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural", intitulado "Overview of Anthropolgy of Tourism from the South",  publicado neste mês de fevereiro.

Pasos. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural é um dos mais importantes periódicos científicos sobre turismo e patrimônio no Mundo. O volume 13 aborda – nas interações entre turismo, patrimônio e cultura – algumas das principais contribuições teórico-metodológicas e etnográficas no âmbito das tradições antropológicas ibérica e latino-americana.

O trabalho é um dos resultados do projeto de pesquisa “Turismo: Aportações teórico-metodológicas” da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UESC, coordenado pelo professor Roque Pinto, conjuntamente com pesquisadores que atuam em países latino-americanos e ibéricos. O número completo, com 172 páginas, do periódico pode ser acessado no endereço: http://www.pasosonline.org/Publicados/13215/PASOS41.pdf.

No artigo "O turismo na tradição antropológica brasileira" de sua autoria, o professor Roque Pinto discute as causas históricas do subdimensionamento do turismo como objeto de investigação no campo sócio‑antropológico brasileiro, tanto no âmbito da sua tradição acadêmica, marcada desde sempre por um perfil simultaneamente aplicado e militante, quanto na perspectiva da importância sociológica e econômica da atividade turística para o país, isto é, procura‑se problematizar, nas aproximações entre turismo e antropologia no Brasil, o gap entre a relevância econômico‑cultural do primeiro e seu respectivo interesse acadêmico, bem como avaliar suas consequências no tempo.