Acervo Digital da Editus

30/03/2015 atualizada em 30/03/2015 14:33

A Editus - Editora da Uesc dá mais um passo na consolidação do seu objetivo de aproximar os amantes da leitura do melhor da produção universitária e regional. A Editora já disponibiliza mais de sessenta livros para download gratuito no seu espaço Editus Digital.

E esse número só tende a crescer. A experiência, iniciada em 2013, tem conquistado cada vez mais a adesão dos autores, que acreditam na proposta de democratização do acesso ao conteúdo acadêmico e literário por meio da internet. A ideia é que todo o catálogo de publicações impressas passe a integrar o ambiente online. A Editora também tem o projeto de incentivar produções exclusivas para distribuição online, a exemplo do que já fez com os livros Tinn-R Editor, R para Cientistas Sociais e Análise Exploratória de Dados usando o R.

Disponibilizados no formato pdf, os títulos podem ser baixados no site institucional, na sessão livros digitais. E para aqueles que preferem fazer o download diretamente pelo celular ou tablet, a Editora lança toda sexta-feira, na sua página no Facebook, as novidades do Editus Digital em código QR, o código de barras bidimensional que permite ao usuário baixar o livro de forma ainda mais rápida.

Para a diretora Rita Virgínia Argollo, com a iniciativa a Editus não só se coloca na tendência mundial do mercado editorial, como amplia a sua capacidade de levar sua produção a um número sem fim de leitores. "Na contramão das discussões sobre o fim do impresso e a superficialidade da leitura no meio digital, sentimos que essa é uma grande oportunidade de criarmos interesse pelas nossas obras e contribuirmos para a formação de novos leitores”, aponta.

O professor Samuel Mattos, que teve duas publicações impressas transformadas em livro digital, destaca ainda que a proposta gera muito interesse por parte dos autores, já que, além do valor social, também é uma forma de divulgação do livro no formato tradicional e incentivo para novas produções. Ele reforça: "Pessoalmente, fico contente com o fato de meus livros, "Apolônio, o multiplicador" e "Música na Rua, e outros poemas", já estarem disponíveis para quem os quiser baixar e ler, em qualquer parte do mundo".

Em breve o Editus Digital ganhará mais novidades. O catálogo completo pode ser conferido no site www.uesc.br/editora. Já as publicações impressas da Editora podem ser adquiridas, pelo e-mail livraria@uesc.br, pelo telefone 73 3680-5240 e após a conclusão da reforma, na livraria localizada no Centro de Artes e Cultura Paulo Souto.