Cortes de Recursos Para Pós-Graduação

17/08/2015

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), Adélia Maria Carvalho Pinheiro, abriu a reunião, em Brasília, com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carlos Afonso Nobre, falando sobre o momento de crise orçamentária e discutindo quais as consequências que as medidas tomadas atualmente podem trazer para o futuro das instituições de ensino superior municipais e estaduais.

Adélia Pinheiro prosseguiu sua fala abordando o cancelamento do repasse de recursos para a pós-graduação. O principal ponto de inconformidade da ABRUEM são, de fato, as medidas impostas num momento de crise que se perpetuarão na nação, destacando a suspensão dos convênios (pró - equipamentos) que atinge de forma recortada às instituições de ensino superior estaduais e municipais.

A presidente da Abruem registrou que a pós-graduação está amparada no mérito e o cancelamento do repasse dos recursos inaugura um tratamento diferenciado, visto que as Instituições de Ensino superior federais receberam o convênio 2014. Finalizando, destacou a articulação com a Capes do mestrado profissional em rede, por ser uma ação estratégica importante.

Com este objetivo, a reitora protocolou documento no qual solicita da Capes articulação com a Abruem para o desenvolvimento de projeto de Mestrado Profissional em rede em Gestão Universitária. Ela justifica o pleito diante "da necessidade de desenvolver competência e qualificação do corpo técnico-administrativo como uma das forças de aprofundamento de qualidade das instituições".

O presidente da Capes, Carlos Afonso Nobre, argumentou que o corte afeta a todos os níveis e relacionou os esforços empreendidos para que a essência dos programas e as ferramentas importantes para os alunos de pós-graduação fossem mantidas. "Os recursos não desapareceram, os editais foram adiados e a Capes continua tentando aumentar o orçamento".

Reconheceu a importância, a qualidade e a interiorização da ABRUEM. Assegurou que não houve discriminação e explicou que existem amarras no sistema que independem do arranjo institucional federativo. Sobre a capacitação de técnicos - administrativos "não faz parte do orçamento da CAPES e deve ser equacionado em outro nível e, sendo aprovado, a CAPES irá colaborar com o órgão implementador", concluiu o presidente.