Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Encontro Abeu Nordeste na Uesc

24/08/2015 atualizada em 24/08/2015 09:32

    A Universidade Estadual de Santa Cruz sediou nos dias 13 e 14 de agosto o Encontro Abeu Nordeste, promovido pela Editus – Editora da Uesc. O evento reuniu diretores e técnicos das instituições que integram a regional da Associação Brasileira das Editoras Universitárias.

     O Encontro, que teve o apoio institucional da Editora da Universidade Tiradentes (Edunit) e da Editora da Ufba (Edufba), contou também com a presença de representantes da Uesb, UFRN, Uefs, UEPB, Edufal, Grammatik e Fundação Joaquim Nabuco. Nos dois dias, eles puderam compartilhar experiências sobre os desafios e oportunidades que se abrem às editoras universitárias por meio de relatos de experiências, cursos técnicos e reuniões de planejamento estratégico.

    Os debates foram em torno de temas como portal de periódicos, marketing e divulgação e as implicações burocráticas e institucionais para as rotinas administrativas das editoras. Os assuntos foram conduzidos pela professora Cristiane Porto, diretora da Edunit, pelo procurador jurídico da Uesc, José Messias Batista, e representantes da Edufba, Editus, EDUEPB e Edufal. 

     Direcionado ao corpo técnico, os cursos de Elaboração de e-book e Revisão de Texto exploraram conteúdos importantes para a modernização e qualidade das produções editoriais. No curso ministrado pelo designer da Editora da Ufba, Josias Almeida, os participantes aprenderam a formatar livros no suporte digital e-pub, acompanhando a tendência do cenário editorial para a difusão do conhecimento. Já no curso de Revisão de Texto, o professor Roberto Carvalho, que é revisor da Editora da Uesc, mostrou a importância do trabalho do profissional da área, os tipos de revisão e a necessidade da compreensão do texto e sua adequação linguística.

   O próximo Encontro Abeu Nordeste será em março do próximo ano, na Universidade Tiradentes, em Aracaju – SE. Além de aprofundar as discussões iniciadas em Ilhéus e debater novas demandas do segmento, a expectativa é que seja um momento preparatório para a XXIX Reunião Anual da Abeu, que ocorrerá em maio de 2016, na Universidade Federal de Viçosa (MG).

 




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web