Encontro Abeu Nordeste na Uesc

24/08/2015 atualizada em 24/08/2015 09:32

A Universidade Estadual de Santa Cruz sediou nos dias 13 e 14 de agosto o Encontro Abeu Nordeste, promovido pela Editus – Editora da Uesc. O evento reuniu diretores e técnicos das instituições que integram a regional da Associação Brasileira das Editoras Universitárias.

O Encontro, que teve o apoio institucional da Editora da Universidade Tiradentes (Edunit) e da Editora da Ufba (Edufba), contou também com a presença de representantes da Uesb, UFRN, Uefs, UEPB, Edufal, Grammatik e Fundação Joaquim Nabuco. Nos dois dias, eles puderam compartilhar experiências sobre os desafios e oportunidades que se abrem às editoras universitárias por meio de relatos de experiências, cursos técnicos e reuniões de planejamento estratégico.

Os debates foram em torno de temas como portal de periódicos, marketing e divulgação e as implicações burocráticas e institucionais para as rotinas administrativas das editoras. Os assuntos foram conduzidos pela professora Cristiane Porto, diretora da Edunit, pelo procurador jurídico da Uesc, José Messias Batista, e representantes da Edufba, Editus, EDUEPB e Edufal.

Direcionado ao corpo técnico, os cursos de Elaboração de e-book e Revisão de Texto exploraram conteúdos importantes para a modernização e qualidade das produções editoriais. No curso ministrado pelo designer da Editora da Ufba, Josias Almeida, os participantes aprenderam a formatar livros no suporte digital e-pub, acompanhando a tendência do cenário editorial para a difusão do conhecimento. Já no curso de Revisão de Texto, o professor Roberto Carvalho, que é revisor da Editora da Uesc, mostrou a importância do trabalho do profissional da área, os tipos de revisão e a necessidade da compreensão do texto e sua adequação linguística.

O próximo Encontro Abeu Nordeste será em março do próximo ano, na Universidade Tiradentes, em Aracaju – SE. Além de aprofundar as discussões iniciadas em Ilhéus e debater novas demandas do segmento, a expectativa é que seja um momento preparatório para a XXIX Reunião Anual da Abeu, que ocorrerá em maio de 2016, na Universidade Federal de Viçosa (MG).