Seminário de Matemática do DCET

27/08/2015 atualizada em 08/09/2015 13:45

O Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) convida a comunidade científica para participar do Seminário de Matemática, que acontece semanalmente na Uesc. No mês de setembro, as palestras acontecerão nos dias 03 (quinta-feira), 09 (quarta-feira), 17 (quinta-feira) e 23 (quarta-feira), às 13h30min, na sala 9251, 2º andar do pavilhão do DCET.

Coordenado por uma equipe formada pelos professores Nestor F. Castañeda Centurión, Germán Gomero Ferrer, Paulo Henrique Galão, Cícero Alfredo da Silva Filho, Mirela Vanina Mello, André Malvezzi e Natália Rocha Pinheiro, o Seminário de Matemática teve início em maio de 2008 e tem como objetivo principal promover o encontro dos membros da comunidade matemática da Uesc, formada por docentes e estudantes, gerando assim oportunidades para um intercâmbio ativo de experiências e o estabelecimento de futuras colaborações para novas pesquisas.

Confira a programação do mês de Setembro de 2015:

• 03 de Setembro (Quinta-feira)
    Título: Uma Introdução à Teoria de Ponto Fixo de Nielsen.
    Palestrante: Weslem Liberato Silva – Uesc
    Resumo: Nesta palestra apresentaremos uma breve descrição da teoria de ponto fixo de Nielsen e alguns resultados relevantes dessa teoria. Dada uma aplicação contínua f em uma variedade M apresentaremos o número de Lefschetz de f e o número de Nielsen, N(f), que é um limitante inferior para a cardinalidade do conjunto dos pontos fixos de qualquer aplicação g homotópica a f. Apresentaremos ainda, descrições de algumas generalizações dessa teoria tais como: teoria de coincidência e teoria de ponto fixo e coincidência de aplicações fibradas.

• 09 de Setembro (Quarta-feira)
    Título: Uma Introdução aos Polinômios Ortogonais e Aplicações.
    Palestrante: Mirela Vanina Mello – Uesc
    Resumo: Os polinômios ortogonais satisfazem a muitas propriedades, dentre as mais importantes, podemos destacar que tais polinômios satisfazem uma relação de recorrência de três termos, possuem todos os zeros reais e distintos e são solução de certas equações diferenciais, por essa razão são aplicados na solução de diversos problemas da Matemática e das Ciências Aplicadas. Neste seminário será apresentada uma breve introdução à Teoria de Polinômios Ortogonais e algumas aplicações.

• 17 de Setembro (Quinta-feira)
    Título: Introdução aos Problemas de Corte de Estoque.
    Palestrante: André Malvezzi – Uesc
    Resumo: Os problemas de corte de estoque têm grande destaque no planejamento da produção de diversas indústrias, sua importância aliada à dificuldade de resolução tem motivado grande empenho da comunidade acadêmica em busca de métodos de soluções eficientes. Neste seminário serão apresentados os problemas de corte de estoque, além de uma abordagem multiobjetivo para estes problemas, assim como algoritmos evolutivos desenvolvidos para sua resolução.

• 23 de Setembro (Quarta-feira)
    Título: Análise Matemática de uma População de Mosquitos.
    Palestrante: Cícero Alfredo da Silva Filho – Uesc
    Resumo: O objetivo da nossa palestra é o de analisar de forma matematicamente rigorosa um problema de controle ótimo com restrições dadas por um sistema de equações diferenciais que incluem a equação de transporte com renovação, bem como um conjunto de restrições para a classe dos controles. Tais sistemas modelam as dinâmicas de populações de mosquitos considerados em dois grupos: indivíduos jovens, em fase aquática, adultos e suas interações com os recursos do meio ambiente (alimentos, por exemplo). Além disso, levaremos em conta o processo de maturação da população jovem, a qual fica, portanto estruturada por idade e cuja dinâmica é governada por uma equação de transporte com renovação.
    Neste problema, as populações estão submetidas à atuação de um controle externo, um agente químico, por exemplo, que afeta as respectivas taxas de mortalidade, modificando-as; no caso dos indivíduos jovens, tal atuação pode depender do nível de maturação (idade) do indivíduo.  Mostraremos, sob certas condições, a existência de controle ótimo, isto é, um controle que minimiza um dado funcional objetivo.