Seminário de Matemática do DCET

08/10/2015 atualizada em 26/10/2015 08:58

O Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) convida à comunidade científica para participar do Seminário de Matemática, que acontece semanalmente na Uesc. No mês de outubro, devido ao recesso, teremos apenas uma palestra na quinta-feira 29 às 13h30min na sala 2101 (1º andar) do Pavilhão Adonias Filho.

Coordenado por uma equipe formada pelos professores Nestor F. Castañeda Centurión, Germán Gomero Ferrer, Paulo Henrique Galão, Cícero Alfredo da Silva Filho, Mirela Vanina Mello, André Malvezzi e Natália Rocha Pinheiro, o Seminário de Matemática teve início em maio de 2008 e tem como objetivo principal promover o encontro dos membros da comunidade matemática da Uesc, formada por docentes e estudantes, gerando assim oportunidades para um intercâmbio ativo de experiências e o estabelecimento de futuras colaborações para novas pesquisas.

Confira a programação do mês de Outubro de 2015:

• Quinta-feira 29 de Outubro
    Título:
    Uma introdução às Álgebras com Identidades Polinomiais
    Palestrante: Fernanda Gonçalves de Paula – Uesc
    Resumo: Álgebras são estruturas que se comportam bem com relação às três operações: soma, produto e produto por escalar. Nosso principal exemplo de álgebra é o conjunto das matrizes. Se, além do bom comportamento, a álgebra tiver a propriedade adicional de que existem polinômios, em variáveis não comutativas, que se anulam quando avaliados em quaisquer elementos da álgebra, este polinômio será dito ser uma identidade polinomial e a álgebra será chamada de álgebra com identidade polinomial. Novamente, as matrizes são um bom exemplo de álgebra com identidade polinomial. Temos assim uma nova teoria, chamada de teoria das álgebras com identidades polinomiais, que teve início na década de 40 do século XX, com os trabalhos de matemáticos como: Jacobson, Kaplansky, Levitzki, Dubnov e Ivanov. Esta teoria começou a se desenvolver mais intensamente por volta de 1950 quando foi provado o Teorema de Amitsur - Levitzki.
    Dentre as principais curiosidades da teoria das álgebras com identidades polinomiais, está o fato de que existem perguntas relevantes para a teoria, fáceis de enunciar, para as quais não se tem a menor ideia das respostas. Neste seminário apresentaremos esta teoria e falaremos sobre algumas destas questões em aberto.