UESC sediou curso de Oficiais Técnicos de Triathlon e Paratriathlon

09/11/2015 atualizada em 10/11/2015 09:19 - Assinado pela ASCOM

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), dando continuidade  à parceria com a Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) e Associação dos Triatletas do Sul da Bahia(Atrisul), sediou de 03 a 05 de novembro o Curso, Nível 1, Oficiais Técnicos de Triathlon e Paratriathlon. Ministrado pelo facilitador Roberto Menescal, árbitro da União Internacional de Triathlon e Oficial Técnico Nível III, que atuou na Olimpíada de Londres 2012.

De acordo com o professor do Curso de Educação Física, do Departamento de Ciências da Saúde da UESC, Alberto Barretto Kruschewsky, "o objetivo do curso foi capacitar árbitros como Oficiais Técnicos de Triathlon e Paratriathlon CBTri - Nível I para participação em competições de nível nacional. Foram certificados os árbitros que completaram 85% da carga horária teórica e oito horas práticas, que aconteceram durante os eventos do Campeonato Brasileiro de Paratriathlon, Etapa Ilhéus."

A certificação é pré-requisito para os Cursos de Oficiais Técnicos Internacionais da International Triathlon Union(ITU), curso realizado na UESC em 2012. "Este novo curso faz de Ilhéus uma das cidades com maior equipe de arbitragem do país, além de contar com quatro oficiais técnicos internacionais que já fizeram o Curso Internacional nível 2 e são candidatos a arbitrar na Olimpíada do Rio 2016," explica o professor.

O curso contou com a presença de árbitros nível II colombianos, que vieram a Ilhéus para se capacitarem em Paratriathlon. As características da modalidade, com a presença de handcycles, triciclos e penalizações distintas, exigem conhecimentos especializados dos oficiais técnicos.

Certificação

Para o professor e árbitro do Alberto Kruschewsky "foi um sucesso a certificação dos novos árbitros na prova do Campeonato Brasileiro de Paratriathlon, realizado no último final de semana, em Ilhéus. O grupo foi avaliado pelo árbitro Roberto Menescal, líder da equipe de arbitragem na prova." Após o evento foi realizada uma reunião com avaliação da participação de todos na prova. Alguns árbitros internacionais apoiaram a equipe em posições importantes no evento, como o chefe de prova, Alberto Kruschewsky e o delegado técnico e discente do curso de Educação Física da UESC, Daniel Mazutti.