UESC e Rota Transportes levam leitura ao transporte público

12/11/2015 - Assinado pela ASCOM

A Universidade Estadual de Santa Cruz e a Rota Transportes apresentaram durante a 3ª Feira do Livro da UESC o Projeto "NO CAMINHO TEM UM LIVRO", iniciativa que levará a leitura ao transporte público. A partir das próximas semanas, os passageiros encontrarão bolsões especiais com títulos da Editus - Editora da UESC - nos veículos que fazem a linha Itabuna/Salobrinho, Itabuna/Ilhéus e nos ônibus que transportam os servidores da UESC

O evento reuniu imprensa, artistas, formadores de opinião, instituições dedicadas ao livro e a leitura e a comunidade acadêmica da UESC, que presenciaram o entusiasmo nas falas da reitora Adélia Pinheiro e da gerente executiva da Rota, Elaine Carleto. Elas destacaram que o projeto representa, de um lado, a esfera pública, com o cumprimento da missão democrática institucional de difundir o conhecimento; e do outro, a empresa privada, com a sua responsabilidade social.

O Projeto foi apresentado pela diretora da Editus, Rita Virginia Argollo, e pela assessora da Rota, Patrícia Zanotelli. Como mostraram, nesta fase inicial as bibliotecas móveis terão cerca de 20 livros à disposição e o passageiro poderá escolher se prefere ler no local ou levá-los para casa, com o único compromisso de devolvê-los após a leitura. Para isso, o leitor poderá deixá-los nos bolsões dos ônibus ou nas urnas localizadas nos guichês da Rota de Itabuna e Ilhéus e também na guarita da UESC. A devolução será incentivada com a campanha “Mais pessoas podem curtir esta ideia. Contamos com você!”.

Na apresentação, elas destacaram ainda a participação dos parceiros do projeto. O Departamento de Letras e Artes da UESC (DLA), por meio da disciplina Literatura do Cacau, ministrada pela professora Reheniglei Rehem,  participa com a seleção dos trechos de livros que compõem a identidade visual do projeto;  o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) e o Núcleo de Artes da UESC (NAU) farão intervenções artísticas nos veículos, valorizando a produção literária regional, e a Rádio UESC, TV UESC e o Projeto Lápis na Mão vão aos ônibus para saber como está sendo a experiência do público com o novo espaço de leitura e farão reportagens especiais.

Após a apresentação, todos os presentes foram convidados a conhecer o primeiro ônibus do projeto, sendo recepcionados pela equipe criativa do Proler.  No interior do veículo,  ela recebeu os convidados com encenações teatrais e literárias. Entre os passageiros do primeiro transporte do projeto estavam os escritores Lourival Piligra e Maria Luiza Santos que foram surpreendidos ao encontrar suas obras nos bolsões especiais do veículo e não esconderam a alegria de ver suas produções sendo compartilhadas com mais pessoas.

E para quem quiser contribuir com o Projeto, os realizadores destacam que doações são bem-vindas, lembrando que os livros devem estar em bom estado de conservação. Para doar, basta deixar o título nas urnas de coleta dos guichês da Rota de Itabuna ou Ilhéus ou na UESC.

Mais informações sobre o Projeto “No Caminho Tem Um Livro” podem ser obtidas pelo número 73 3680-5170. Mais novidades podem ser acompanhadas pelo Facebook da Editus - Editora da UESC.

Para compartilhar esta ideia, use as hashtags #nocaminhotemumlivro e #editusnobusao.