Cursos da UESC são bem avaliados no Ranking Universitário da Folha

12/11/2015 atualizada em 13/11/2015 10:55 - Assinado pela ASCOM

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus/BA, continua sendo bem avaliada pelo Ranking Universitário da Folha (RUF).  Dos 25 cursos que foram analisados, 16 classificaram-se em primeiro lugar com relação às demais universidades estaduais da Bahia.

O Ranking Universitário Folha - RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil a partir de dois indicadores: ensino e mercado. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, centros universitários e por faculdades.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, em periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.

Na edição 2015 os cursos de Agronomia, Biomedicina, Computação, Direito, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Matemática, Medicina Veterinária e  Ciências Sociais figuram nos primeiros lugares entres as quatro estaduais.

Em segundo, ficaram os cursos de Biologia, História, Geografia, Pedagogia, Letras e Química, enquanto os cursos de Medicina, Ciências Contábeis e Administração de Empresas não tiveram bom desempenho.

Para a avaliação são analisados quatro indicadores relativos à qualidade de ensino: pesquisa Datafolha realizada com 726 professores que avaliam cursos de graduação para o Inep-MEC; proporção de docentes com doutorado e com mestrado na instituição (dados MEC); proporção de professores com dedicação integral e parcial (dados MEC); e nota do curso no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Além disso, é feita ainda uma avaliação do mercado, onde foi realizada Pesquisa Datafolha com 2.222 profissionais da área de recursos humanos de empresas.