Seminário de Matemática do DCET

27/11/2015 atualizada em 07/12/2015 17:00

Devido à paralisação de quarta- feira (09/12/2015), a data e o local da palestra do Prof. Vinicius Arakawa foi transferida para o dia 11/12 às 13h30min na sala 2102 (1º andar) do pavilhão Adonias Filho.

O Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) convida a comunidade científica para participar do Seminário de Matemática, que acontece semanalmente na Uesc. No mês de dezembro, as palestras acontecerão nos dias 03 (quinta feira) e 09 (quarta-feira), às 13h30min, na sala 2101 (1º andar) do pavilhão Adonias Filho.

Coordenado por uma equipe formada pelos professores Nestor F. Castañeda Centurión, Germán Gomero Ferrer, Paulo Henrique Galão, Cícero Alfredo da Silva Filho, Mirela Vanina Mello, André Malvezzi e Natália Rocha Pinheiro, o Seminário de Matemática teve início em maio de 2008 e tem como objetivo principal promover o encontro dos membros da comunidade matemática da UESC, formada por docentes e estudantes, gerando assim oportunidades para um intercâmbio ativo de experiências e o estabelecimento de futuras colaborações para novas pesquisas.

Confira a programação do mês de Dezembro de 2015:

• Quinta-feira 03 de Dezembro
    Título: Espaços de Alexandroff e Relações de Ordem.
    Palestrante: Prof. Dr. Germán Gomero Ferrer – UESC
    Resumo: Os espaços de Alexandroff são espaços topológicos nos quais a interseção arbitrária de abertos é um aberto; ou seja, há uma simetria entre as operações de união e interseção de abertos. Em particular, todo espaço topológico sobre um conjunto finito é um espaço de Alexandroff. Estes espaços são interessantes por dois motivos: primeiro, espaços de Alexandroff e conjuntos pré-ordenados são os mesmos objetos matemáticos, só que enxergados de dois pontos de vista diferentes; e segundo, espaços topológicos finitos são essencialmente os mesmos objetos matemáticos que complexos simpliciais finitos (módulo homotopia fraca). Neste seminário concentramos a atenção no primeiro aspecto, mostrando algumas consequências elementares e exemplos de aplicação na Álgebra e na Lógica Fuzzy.
  • Sexta-feira 11 de Dezembro, às 13h30min
    Sala 2102 (1º andar) do pavilhão Adonias Filho

Título: Um passeio aleatório no mundo de Sistemas Dinâmicos.
    Palestrante: Prof. Dr. Vinicius Arakawa - UESC
    Resumo: Muitas vezes ouvimos dizer sobre Sistemas Dinâmicos, porém não sabemos exatamente o que seria um. Com a popularização dessa área da Matemática devido ao grande pesquisador dinâmico brasileiro Arthur Ávila, ganhador da Medalha Fields em 2014, principal prêmio científico na área de matemática, o objetivo dessa apresentação será a de realizar um passeio aleatório nessa área em ascensão no Brasil e também de grande prestígio na comunidade acadêmica em Matemática.
    Serão apresentados de forma sucinta, porém não superficial, alguns exemplos clássicos de sistemas dinâmicos como família quadrática real e complexa, problemas de bilhares, teoria do caos, fractais, teoria da bifurcação, Sistemas de Anosov, dentre outros assuntos importantes e interessantes dentro dessa teoria tão rica em todos os níveis de pesquisa.