Portal de periódicos da UESC disponibiliza produções científicas

15/01/2016 atualizada em 15/01/2016 13:20 - Assinado pela ASCOM

De modo a ampliar o acesso às produções científicas da Universidade Estadual de Santa Cruz, a Editus – Editora da UESC – lançou, no final do ano passado, o Portal de Periódicos Eletrônicos da UESC. Utilizando o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), o Portal está disponível para acesso pelo www.periodicos.uesc.br, dispondo inicialmente de nove revistas.

O espaço é normatizado pela resolução CONSU Nº 07/2014, resultado de discussões entre a Editus, Pró-Reitoria de Pós-Gradação e Pesquisa (PROPP) e Biblioteca. A partir de agora, todas as revistas científicas produzidas na Universidade são abrigadas nesta plataforma e terá um Comitê Editorial que fará a supervisão dos processos.

São ofertados textos completos de artigos e produções de professores e pesquisadores da UESC e também de outras universidades, impulsionando a informação em escala internacional. Essa nova ferramenta estimula a elaboração e divulgação de produções científicas, dando suporte às ações de pesquisa.

Para a professora Reheniglei Rehem, do Departamento de Letras e Artes (DLA) e editora da revista Literatta, o Portal de Periódicos promove uma grande visibilidade científica para professores e alunos da UESC e externa a ela, divulgando e acompanhando a tendência de publicidade das instituições nacionais e internacionais, se inserindo no mercado editorial e, sobretudo, promovendo a difusão do conhecimento científico.

De acordo com a Diretora da Editus, Profa Rita Virginia Argollo, a implantação do Portal de Periódicos se constitui como uma meta de gestão cumprida e um avanço na consolidação da UESC como uma universidade de referência. Para a Reitora Adélia Pinheiro, assegurar informação gratuita à comunidade acadêmica e demais interessados estimula a pesquisa, preserva os conteúdos científicos institucionais, além de favorecer a democratização do acesso ao conhecimento.