Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Estudo de pesquisador brasileiro é capa da revista Science

02/02/2016 atualizada em 02/02/2016 11:59 - Assinado pela ASCOM

O biomédico Alexander Birbrair é parte da equipe que assina o artigo Fetal liver hematopoietic stem cel niches associate with portal  vessels. O estudo, segundo o pesquisador, pode colaborar para o desenvolvimento de sistemas complexos de cultivo de células-tronco hematopoiéticas em cultura para aplicações clínicas.

 

A revista Science trouxe como destaque da capa de sua nova edição (http://www.sciencemag.org/content/351/6269.toc), publicada este mês, 8 de janeiro, um estudo desenvolvido por um grupo de pesquisadores de institutos norte-americanos do qual um brasileiro faz parte. Alexander Birbrair é biomédico formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), na Bahia, e doutor em Neurociência pela Wake Forest University, Carolina do Norte, Estados Unidos. Atualmente ele realiza pesquisas com células-tronco no Albert Einstein College of Medicine, em Nova York.

     No artigo Fetal liver hematopoietic stem cell niches associate with portal vessels  (Nicho das células-tronco hematopoiéticas no fígado fetal associado aos vasos portais, em português), os autores demonstram que pericitos (células  contrácteis que envolvem as células endoteliais dos capilares e vênulas em todo o corpo, e que participam dos processos de reparação desses pequenos vasos sanguíneos) do tipo Nestin + /NG2+, associados com os vasos portais (aqueles  que não têm ligação com o coração), formam um nicho que promove a expansão das células-tronco hematopoiéticas, que originam as células sanguíneas adultas.

     Segundo Birbrair, embora outros tipos de células-tronco sejam rotineiramente cultivadas em placas de Petri (recipientes cilíndricos achatados transparentes), as células-tronco hematopoiéticas são muito difíceis de cultivar em laboratório. “Elas parecem exigir que o ambiente da medula óssea funcione adequadamente. Esta pesquisa pode permitir aos investigadores recriar esse ambiente em uma placa de Petri”, explica.

     O estudo, conta o pesquisador, pode colaborar para o desenvolvimento de sistemas complexos de cultivo dessas células em cultura para aplicações clínicas. “O potencial dos pericitos do fígado fetal de promover a expansão das células-tronco hematopoiéticas poderá ser usado para desenvolver complexos sistemas de cultivo dessas células em cultura para aplicações clínicas, como a expansão de células-tronco hematopoiéticas derivadas do sangue de cordão umbilical”, diz.

Fonte: Daniela Klebis –  Jornal da Ciência – SBPC – Edição de 08/01/2016

   Artigo: Jalal A. Khan, Avital Mendelson, Yuya Kunisaki, Alexander Birbrair, Yan Kou, Anna Arnal-Estapé, Sandra Pinho, Paul Ciero, Fumio Nakahara, Avi Ma’ayan. Aviv Bergman, Miriam Merad and Paul S. Frenette. Fetal liver hematopoietic stem cell niches associate with portal vessels. Science  8 January 2016:351(6269), 176-180. Published online 3 December 2015 [DOI:10.1126/science.aad008].

  O estudo completo está disponível para assinantes em: http://www.sciencemag.org/content/351/6269/176.full.pdf.




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web