Dengue, Chikungunya e Zika

02/02/2016 atualizada em 31/03/2016 13:30

Dia 04 de Abril: Dia D de Combate à Dengue na Uesc

Abril é o mês da saúde e segurança na Uesc e para dar início as atividades deste mês tão importante, a Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos e a Comissão de Prevenção e Controle do Aedes aegypti realizará panfletagem no campus, orientando e informando aos alunos, colegas e demais colaboradores sobre as medidas de combate ao mosquito.

É hora de todo mundo agir! Participe conosco!

O Brasil e o mundo estão diante do desafio do enfrentamento do Aedes aegypti, principalmente quando as consequências da ação desse mosquito não se limitam apenas à Dengue, mas a Chikungunya e a Zika, que vem sendo associada à incidência de microcefalia.

Segundo o Ministério da Saúde até o dia 23/01/2016, na Bahia foram notificados 533 casos de Microcefalia e/ou malformações entre 2015 e 2016, destes 35 foram confirmados, 27 descartados e 471 casos estão sobre investigação.

Até o momento, a forma mais eficiente de controlar as consequências do Aedes aegypti é por meio da eliminação dos focos da sua reprodução e essa é uma medida que deve ser profundamente inserida na cultura de toda a sociedade brasileira.

A Universidade Estadual de Santa Cruz não pode ficar de fora desta luta contra o Aedes aegypt e, neste sentido, pedimos a toda comunidade universitária, dirigentes de unidades, servidores e estudantes que realizem as medidas recomendadas para controle do aparecimento do mosquito, tanto em seus ambientes de trabalho e estudo quanto em suas próprias casas.

A orientação da campanha nacional é para que toda família determine o sábado como dia de combate aos focos do mosquito. Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada (reservatórios, caixas d’água, calhas, galões, tonéis, vasos de plantas, pneus etc.) – ambientes propícios para procriação do Aedes aegypti

Orientações gerais, prevenção e combate,
visite o Site do Ministério da Saúde.