Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Realidade e ficção em novo livro de Ruy Póvoas

05/02/2016 atualizada em 05/02/2016 12:01 - Assinado pela ASCOM

"Tudo isso aconteceu no terreno da imaginação imaginante, por isso mesmo, tudo isso é verdade. Mas qualquer fato semelhante acontecido, será a vida imitando a arte." Assim o pesquisador e escritor Ruy Póvoas inicia o livro A viagem de Orixalá: estrada de Sagitário, caminhos de Orunmilá, publicado pela Editus - Editora da UESC. Misturando realidade e ficção, ele propõe ao leitor uma imersão em heranças culturais africanas, apresentadas em quatro partes, que o autor chama de flechas: a viagem, a estrada, a caminhada e a chegada. O percurso é feito por 16 personagens que costuram a trama até a Festa de Pilão.

A primeira flecha aponta para aspectos comemorativos, o sonho com o Sagitário, que representa o signo das viagens e explorações, da busca pelo conhecimento mais profundo sobre os outros e sobre o mundo. Traz ainda uma abordagem sobre os Odu-meji de Ifá. Este seria o pontapé inicial para a caminhada em busca do conhecimento, por meio da complexidade de um sonho e das representações de crenças e vivências dos personagens.

Adiante, o autor narra a ida do grupo a um terreiro para assistir a um ritual religioso, a segunda flecha. A penúltima e a última flechas se interligam, apresentando as dezesseis seções produzidas a partir das experiências de cada um dos personagens.

O caminho percorrido pelo autor e seus parentes se cruza com tantos outros, mostrando a possibilidade do indivíduo de se encontrar com outras crenças e, assim, trocar conhecimentos, abrindo novos caminhos para novas experiências, seja no real ou no imaginário.

O livro A viagem de Orixalá: estrada de Sagitário, caminhos de Orunmilá já está disponível na Livraria da Editus, localizada no Centro de Artes e Cultura Paulo Souto. Os interessados podem encontrar publicações variadas da Editora também nos sites www.livrariacultura.com.br e www.ciadoslivros.com.br. Pedidos podem ser feitos pelo e-mail vendas.editus@uesc.br ou pelo telefone (73) 3680-5240.

 




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web