Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

12/04/2016 atualizada em 12/04/2016 14:00

A equipe dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec) convida a comunidade da Uesc para participar de palestras que ocorrerão em abril.

A equipe do Saec atualmente é formada pelos professores Elisa Prestes Massena, Viviane Briccia, Luciana Passos Sá, George Kouzo Shinomiya, Christiana Prudêncio, Maxwell Siqueira e Simoni Gehlen docentes provenientes de três departamentos (DCET, DCB e DCIE). O Saec teve início em 2010 e tem como objetivo promover a divulgação e o debate sobre as principais pesquisas em Ensino de Ciências, em conexão com os assuntos abordados nas disciplinas de licenciatura dos cursos envolvidos e nas aulas do ensino básico. Ao mesmo tempo intenciona possibilitar o diálogo com pesquisadores renomados na área, como incentivo para o fortalecimento das pesquisas sobre Ensino de Ciências na instituição e em todos os níveis de ensino.

Confira a programação de abril de 2016.

  • Sexta-feira, 15 de Abril 
    Local e horário: Auditório do Pavilhão Max de Menezes, às 14h.
    Título: Projetos temáticos na formação de professores de Física
    Palestrante: Profª. Drª. Ivani Teresinha Lawall - Udesc
    Resumo: A instrumentalização do professor de ciências ou mais especificamente de Física, já faz algum tempo que deixou de ser apenas o oferecimento de recursos didáticos, como, da mesma maneira, espera-se ultrapassar a concepção de que basta saber Física para se ensinar Física. Na perspectiva de uma abordagem temática, pode-se investir em competências que vão além de fazer uso da linguagem científica apenas em suas representações (gráficos, tabelas, mapas e representações matemáticas), podendo-se aproximar os estudantes de objetivos de uma alfabetização científica e tecnológica, visando a autonomia do indivíduo, a sua comunicação com os demais, e sua interação com o ambiente. Para isso é apresentada uma proposta de Projeto Temático, o mesmo é encaminhado com os seguintes componentes: abordagem temática, contextualização e modelização, construído em duas etapas: a primeira indicada como proposta didática é iniciada com a proposição de um tema, e por meio do processo de modelização o acadêmico busca um modelo explicativo que melhor atenderá à problemática central construída por ele. A segunda etapa denominada como descrição das aulas, deve favorecer aos acadêmicos a possibilidade de reflexão, ao desenvolver e escolher as atividades e abordagens didáticas adequadas para a complexidade do fenômeno (a inserção do conhecimento científico associado a ele), dentro da transposição que retoma a sequência dos componentes da primeira etapa, como abordagem temática, contextualização e a modelização. Nesta perspectiva, apresenta-se uma exposição sobre o processo de contextualização e modelização inseridos no desenvolvimento do Projeto Temático e sua importância no ensino da Física, pautado na Alfabetização Científica e Tecnológica. E, de forma mais aprofundada, explica-se a metodologia usada na construção do mesmo, finalizando com a percepção da construção e aplicação do Projeto Temático pelos acadêmicos.

     
  • Sexta-feira, 29 de Abril
    Local e horário: Sala 3114 do Pavilhão Jorge Amado, às 14h.
    Título: A educação inclusiva nos cursos de formação de professores: aspectos a considerar
    Palestrante: Profª. MSc. Viviane Dias - Uesc
    Resumo: A palestra objetiva discutir os desafios da inclusão no cenário educativo, especialmente nos cursos de formação de professores. Serão apresentados os fundamentos teóricos e as políticas públicas relacionadas à educação inclusiva no Brasil e a formação de professores para atuar na escola inclusiva. Além disso, discutiremos as formas de abordagem da deficiência que orientam os debates educativos e alguns dados sobre a Educação Inclusiva nos cursos de formação de professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web