Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

12/04/2016 atualizada em 12/04/2016 14:00

A equipe dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec) convida a comunidade da Uesc para participar de palestras que ocorrerão em abril.

A equipe do Saec atualmente é formada pelos professores Elisa Prestes Massena, Viviane Briccia, Luciana Passos Sá, George Kouzo Shinomiya, Christiana Prudêncio, Maxwell Siqueira e Simoni Gehlen docentes provenientes de três departamentos (DCET, DCB e DCIE). O Saec teve início em 2010 e tem como objetivo promover a divulgação e o debate sobre as principais pesquisas em Ensino de Ciências, em conexão com os assuntos abordados nas disciplinas de licenciatura dos cursos envolvidos e nas aulas do ensino básico. Ao mesmo tempo intenciona possibilitar o diálogo com pesquisadores renomados na área, como incentivo para o fortalecimento das pesquisas sobre Ensino de Ciências na instituição e em todos os níveis de ensino.

Confira a programação de abril de 2016.

• Sexta-feira, 15 de Abril
    Local e horário: Auditório do Pavilhão Max de Menezes, às 14h.
    Título: Projetos temáticos na formação de professores de Física
    Palestrante: Profª. Drª. Ivani Teresinha Lawall - Udesc
    Resumo: A instrumentalização do professor de ciências ou mais especificamente de Física, já faz algum tempo que deixou de ser apenas o oferecimento de recursos didáticos, como, da mesma maneira, espera-se ultrapassar a concepção de que basta saber Física para se ensinar Física. Na perspectiva de uma abordagem temática, pode-se investir em competências que vão além de fazer uso da linguagem científica apenas em suas representações (gráficos, tabelas, mapas e representações matemáticas), podendo-se aproximar os estudantes de objetivos de uma alfabetização científica e tecnológica, visando a autonomia do indivíduo, a sua comunicação com os demais, e sua interação com o ambiente. Para isso é apresentada uma proposta de Projeto Temático, o mesmo é encaminhado com os seguintes componentes: abordagem temática, contextualização e modelização, construído em duas etapas: a primeira indicada como proposta didática é iniciada com a proposição de um tema, e por meio do processo de modelização o acadêmico busca um modelo explicativo que melhor atenderá à problemática central construída por ele. A segunda etapa denominada como descrição das aulas, deve favorecer aos acadêmicos a possibilidade de reflexão, ao desenvolver e escolher as atividades e abordagens didáticas adequadas para a complexidade do fenômeno (a inserção do conhecimento científico associado a ele), dentro da transposição que retoma a sequência dos componentes da primeira etapa, como abordagem temática, contextualização e a modelização. Nesta perspectiva, apresenta-se uma exposição sobre o processo de contextualização e modelização inseridos no desenvolvimento do Projeto Temático e sua importância no ensino da Física, pautado na Alfabetização Científica e Tecnológica. E, de forma mais aprofundada, explica-se a metodologia usada na construção do mesmo, finalizando com a percepção da construção e aplicação do Projeto Temático pelos acadêmicos.

• Sexta-feira, 29 de Abril
    Local e horário: Sala 3114 do Pavilhão Jorge Amado, às 14h.
    Título: A educação inclusiva nos cursos de formação de professores: aspectos a considerar
    Palestrante: Profª. MSc. Viviane Dias - Uesc
    Resumo: A palestra objetiva discutir os desafios da inclusão no cenário educativo, especialmente nos cursos de formação de professores. Serão apresentados os fundamentos teóricos e as políticas públicas relacionadas à educação inclusiva no Brasil e a formação de professores para atuar na escola inclusiva. Além disso, discutiremos as formas de abordagem da deficiência que orientam os debates educativos e alguns dados sobre a Educação Inclusiva nos cursos de formação de professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).