Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Concurso Ideias Inovadoras Fapesb

15/04/2016 atualizada em 15/04/2016 15:23

Promover a cultura do empreendedorismo e a popularização da ciência e inovação no Estado foram alguns objetos do Concurso Ideias Inovadoras, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Em sua oitava edição, o Concurso premiou 21 projetos no dia 12/04, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador. Na ocasião, a Uesc recebeu duas das três premiações reservadas à categoria discentes de pós-graduação.

Foi premiada com o segundo lugar, a pesquisa “Produção de antígeno modificado em planta biorreatora: uma estratégia para romper o ciclo da toxoplasmose”, da doutoranda Jamilly Azevedo Leal Sena e orientada pelo docente Carlos Priminho Pirovani. Na opinião da doutoranda, “ter a ideia reconhecida como criativa e inovadora é também o reconhecimento do tempo e esforço dedicado à pesquisa. É muito gratificante perceber que o constante incentivo e a cuidadosa orientação recebida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGGBM) resultaram em uma boa ideia, então o prêmio é um incentivo, um reforço positivo”.

Em terceiro lugar foi premiada a doutoranda Jacqueline Araújo Castro, também do PPGGBM, com a pesquisa “Uso de uma proteína recombinante como fármaco emagrecedor”, sob a orientação da professora Fabienne Florence Micheli. A proposta do trabalho inicialmente tinha aplicações exclusivamente na área agrícola, mas com o desenvolvimento da pesquisa foi possível compreender melhor a ação da proteína e visualizar suas aplicações na área da saúde. “O objetivo foi desenvolver um fármaco emagrecedor a partir de uma proteína vegetal. O produto proposto possui mecanismos de ação diferente das atuais drogas disponíveis no mercado e apresenta potencial de tornar-se um forte aliado no combate a obesidade”, explicou a pesquisadora premiada, que faz parte do corpo docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

A escolha dos ganhadores tomou como base a originalidade e a aplicação prática dos projetos bem como a capacidade de inserção no mercado. O concurso ofereceu premiação nas categorias: estudante de Ensino Médio ou Profissional Técnico de Nível Médio, graduandos, pós-graduandos Lato e Stricto Sensu, pesquisadores, graduados independentes, inventores independentes, inventores da economia criativa e inovações educacionais. 

Ao todo, 283 propostas foram submetidas em áreas como engenharia, saúde, educação, entre outras, com trabalhos desenvolvidos por estudantes e pesquisadores de instituições públicas e privadas. A conquista do prêmio, entre outros tantos indicadores de qualidade, sinaliza mais um avanço da pesquisa na Instituição.

Outras informações sobre as pesquisas e a premiação podem ser acessadas no site da PROPP.




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web